CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 2 de dezembro de 2023

7 284 - Encontros entre comandantes portugueses e «a constante evolução dos acontecimentos»!


Furriéis Louro , Rodrigues, Nascimento, Barata e Barreto Alferes Sousa e Lains dos Santos, gente de Zalala

Make Money at : http://bit.ly/copy_win
Furriéis Louro , Rodrigues, Nascimento, Barata e Barreto Alferes Sousa e Lains dos Santos, gente de Zalala

Make Money at : http://bit.ly/copy_win
Gente de Zalala: furriéis milicianos José Louro, Américo Rodrigues (falecido a 30/08/2018, de doença e em Vila Nova
de Famalicão), José Nascimento, Jorge Barata (f. a 10/10/1997, de doença e em Alcains), Jorge Barreto (f. a a 
02/11/2020, de doença e em Gondomar) alferes milicianos Mário Jorge Sousa (f. a 21/01/2021, de
 doença e no Porto) e Lains dos Santos

O edifício da Zona Militar Norte (ZMN) e Comando
do Sector do Uíge (CSU), em Carmona, agora Tribu-
nal Militar. Imagem de 25 de Setembro de 2019

O comandante Almeida e
Brito e capitão José
Pauo Falcão


O capitão José Paulo Montenegro Mendonça Falcão esteve reunido no Comando de Sector do Uíge (CSU), na cidade de Carmona - enquanto comandante interino do BCAV. 8423 e a 2 de Dezembro de 1974. 
Há 49 anos! 
Vejam lá o tempo que já passou! Quase, quase meio século!
O capitão José Paulo Falcão foi oficial de Cavalaria e faleceu a 9 de Dezembro de 2019, de prolongada doença e já aposentado, com a patente de tenente-coronel e em Coimbra, onde residia. 
Há 49 anos, no ido ano de 1974, recordemos, estava em marcha o plano de rotação dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. De que por aqui já temos falado.
O objectivo, segundo o livro «História da Unidade», era «estabelecer contactos entre comandos, necessariamente mais do que nunca, dada a constante evolução dos acontecimentos». 
A véspera fora dia de celebrar o Dia do Pioneiro, pelo MPLA, com a leitura da ordem de serviço 13/69, que alude a Augusto Ngangula, «torturado até à morte, a 1 de Dezembro de 1968, quando ia da sua aldeia para uma escola do MPLA». Tinha apenas 12 anos e, segundo o documento, «preferiu morrer a revelar ao inimigo a localização das bases do MPLA».
O heroísmo citado pelo ordem de serviço, «a sua coragem e firmeza», levaram o partido a conferir-lhe o título póstumo de Pioneiro Heróico do MPLA».
Rocha, condutor
de Zalala, em
1974/75

Rocha, condutor-auto de 
Zalala, faria 71 anos em Vila
Nova de Gaia!


O soldado José Alves da Rocha foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, e faria 71 anos no dia 2 de Dezembro de 2023. Hoje mesmo.
Infelizmente, faleceu a 29 de Junho de 2022.
Condutor auto-rodas de especialidade militar, o Rocha também passou por Vista Alegre (e pelo Destacamento de Ponte do Dange) e pelas cidades do Songo e de Carmona (a actual cidade do Uíge e capital da Província do mesmo nome), regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana pelos chãos do norte de Angola.
Fixou-se em Vila Chã, lugar da freguesia de Arcozelo, no município de Vila Nova de Gaia, a sua terra natal - onde acabou por falecer, supomos que por doença. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário