Administração do Concelho do Dange, no Quitexe (à direita) e residência
do administrador, na foto de baixo. Em cima, o edifício, em 2012
Altino de Magalhães acumulava funções com as de Governador do Distrito do Uíge e, nesta qualidade, fez-se acompanhar pelo administrador do concelho do Dange. O objectivo era «o estreitamento de relações entre as autoridades civil e militar».
O concelho do Dange foi criado em1961, com sede na vila do Quitexe, tendo Rodrigo José Baião como primeiro administrador (vindo de Chefe do Posto de 31 de Janeiro), seguindo-se Meneses e Pereira, João Nunes de Matos, Raúl Teixeira (interino) e Octávio Pimental Teixeira - que suponho ser o do tempo dos Cavaleiros do Norte, a ele se sucedendo Galina (interino). Dados DAQUI.
A delegação militar era acompanhada por Almeida e Brito, o tenente-coronel que comandava o Batalhão de Cavalaria 8423, e pelo administrador do Quitexe, participou «em todas as reuniões de mentalização realizadas no decorrer do mês» e, inclusivé, se deslocou a Aldeia Viçosa, Vista Alegre e ao Destacamento de Luísa Maria.
Almeida e Brito tinha alguma «vantagem» nestes contactos. Já tinha passado pelo Quitexe, enquanto major de operações do Batalhão de Cavalaria 1917 - 5 anos antes.
Sem comentários:
Enviar um comentário