A ideia foi (re)lançada no Encontro de Paredes, pelo engº. (ex-alferes) Cruz, que agora goza os privilégios da reforma e será, em 2013, o mordomo da CCS: reunir o batalhão. As 4 companhias! Sem tirar nem pôr!
Não seria inédito: o primeiro encontro, em 1994 (a 9 de Setembro), reuniu na volta das 200 pessoas, na Estalagem da Pateira, em Águeda, e bem me lembro das dezenas de hora que, então, passei ao telefone, procurando localizar gente espalhada pelo país e que fui descobrir aos mais inusitados e inesperados sítios. Mais avantajado foi o segundo, já em 1996, no Barracão (Leiria), onde se juntaram na ordem das 400 pessoas, mas então com uma equipa organizadora bem mais alargada e dividida pelas 4 companhias.
Deste encontro, entre outros episódios mais ou menos emotivos, recordo a epopeica viagem de um companheiro do Quitexe que, de motorizada, se fez à estrada com a mulher e mais de 200 quilómetros pela frente e para cada lado. E a presença do Leal, já, surpreendentemente, com vários netos pela mão - ele que tinha 42 para 43 anos mas já era pai quando jornadeámos por Angola.
E, desfiado em memórias de tempo mais recente, ocorre-me a viagem do (alferes) Almeida, em 2010, que veio de Marraquexe (em Marrocos), directamente para o encontro desse ano - de novo na estalagem da Pateira.
Agora, foi o Guedes a lançar o que ele pensa de melhor para estes "velhotes", antigos expedicionários de uma guerra a que "fechámos portas": reunir o batalhão!!! Reunir, reunir, reunir..., reunir as 4 companhias!!!
Reunir o batalhão, essa tanta e saudosa gente, parece-me algo ousado, na verdade quase, quase um atrevimento - mesmo embora com as facilidades de comunicação de hoje e as acessibilidades imensamente mais fáceis e rápidas, quando comparadas com as de há 18 anos! Mas não será por isso (pelo que eu penso) que não se fará o encontro. E dou as mãos com uma data: Maio de 2014, quando 40 anos se passarem da nossa partida para Angola.
Eu estou nessa!!
Apoiado!!!
ResponderEliminarFico ansioso por
poder abraçar essa malta toda!!
ManPinto
Imprevistos à parte,
ResponderEliminarcontem com mais dois!
Carlos Silva
Deixo aqui o meu elogio aos ex-furrieis das Operações Especiais Monteiro, Celestino José Viegas e Francisco Neto, pela organização destes momentos tão especiais de reencontro entre velhos amigos. Bem hajam, pois recordar é viver! E lembrar todos aqueles que já partiram para o outro mundo, mas que serão sempre recordados pelo Batalhão de Cavalaria 8423/ Perguntai ao Inimigo Quem Somos!
ResponderEliminarAlfredo Coelho
Buraquinho
Sempre pronto.
ResponderEliminarFrancisco Neto.
Sempre Pronto.
ResponderEliminar