CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

1 435 - O capitão médico Leal fez 84 anos!!!



O capitão miliciano médico Leal fez 84 anos a 3 de Outubro. Oitenta e quatro, disse bem! Oito, quatro!!! Acabei de falar com ele e está magnífico, dando-me o prazer de contar que de mim se lembra muito bem. Fantástico! 
Aqui trago esta facto, o de se lembrar de mim, não para puxar  galões à minha vaidade (não é nada disso...), mas para sublinhar a notável jovialidade do dr. Leal. E a formidável frescura da sua memória!
 O então capitão miliciano médico deixou o Quitexe em  Outubro de 1974. E ali o vemos, em foto do tempo, à esquerda, com o tenente Luz - que também vende saúde e vida, do alto dos seus 82 anos, pela Marinha Grande.
O dr. Leal - assim o conhecíamos, sem olhar à patente militar -, era homem  de farta jovialidade e enormíssima e permanente boa disposição. Acumulou as suas funções militares com as de Delegado de Saúde do Quitexe e «apoiou permanentemente todas as populações civis, europeias e africanas».
Já aqui falámos dele, mas voltamos para lembrar que, aos 84 anos, ainda exerce clínica geral em Fafe (onde reside) - e hoje mesmo todo o dia deu atendeu doentes, no consultório de sua casa. Com uma memória fresca como alface a sair da hora.
«Então e o encontro, quando é o encontro? Quero lá estar...». E quando lhe disse que, para o ano, vai ser à porta de casa, em Santo Tirso, rejubilou por saber quem organiza - o engº. (ex-alferes) Cruz! 
Há 38 anos, deixou o Quitexe e os Cavaleiros do Norte e foi então que, além de louvado, foi condecorado com a Medalha Militar Comemorativa das Campanhas do Exército Português, com a legenda ANGOLA 1972-73-74. O dr. Leal é natural de Santarém e médico de clínica geral. Fazendo nossas as suas palavras, em Angola fez «todas as especialidades». Voltou há 38 anos e durante mais de 30 trabalhou no Hospital de Fafe, na Misericórdia, em lares e creches, onde quer que fosse reclamada a sua sacerdotal competência profissional.
Aos 84 anos, ainda está para as curvas. 
«Ó pá, vai ser uma festa quando fizer 104!!...», disse ele, na conversa telefónica desta noite.
Eu nem quero imaginar!!! Vai ser um festão!!! E nós, os Cavaleiros do Norte, já com 80!!! Vai serde arromba!!! 
Ver AQUI
- LOUVOR. Clicar na imagem, 
para a ampliar

Sem comentários:

Enviar um comentário