CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

1 495 - O adeus definitivo dos Cavaleiros do Norte a Santa Isabel

Cavaleiros do Norte de Santa Isabel no Encontro de 2010, em Coruche

Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 abandonar definitivamente Santa Isabel a 10 de Dezembro de 1974 - hoje se completa 38 anos. Foi a última guarnição militar portuguesa naquela fazenda, «ocupada» desde os heróicos e trágicos tempos de 1961/62.
O comando era do capitão miliciano José Paulo Fernandes, que com os seus homens lá chegou a 11 de Junho anterior, depois da chegada a Luanda e ao Campo Militar do Grafanil (a 5 do mesmo mês de Junho do já distante ano de 1974).
O corpo de oficial miliciano era formado pelos alferes milicianos Rodrigues (Operações Especiais), Mário Simões, Pedrosa de Olivaira e Carlos Silva (atiradores de cavalaria). A classe de sargentos incluía o 1º. Marchã (chefe da secretaria) e os furriéis milicianos Ribeiro, Flora, Fernandes, Ricardo, Carvalho, Graciano, Gordo, Lopes e Querido (atiradores de cavalaria), Reino (operações especiais), Lino (mecânico), Belo (alimentação), Rabiça (enfermeiro) e Cardoso (transmissões). Já faleceram, Guedes (armamento pesado) e Capitão (atirador de cavalaria).
Abandonaram Santa Isabel e instalaram-se no Quitexe, onde jornadeavam a CCS e o Pelotão de Morteiros 4281. 

1 comentário:

  1. Nem tudo eram rosas, mas Santa Isabel deixou-me algumas saudades.
    Âmgelo Simões Teixeira

    ResponderEliminar