Noite de passagem de ano de 1974 para 1975, no Quitexe. Furriéis Bento,
Rocha, Viegas, Flora, Lopes (enfermeiro), Capitão e Ribeiro (em cima). Carvalho,
Belo, Lopes (atirador) e Reino (em baixo)
O Reino, diz ele, nasceu a 28 de Dezembro de 1951, mas só foi registado como nascido a 1 de Janeiro de 1952. Por alguma razão, os pais não foram logo à Conservatória e, quando o fizeram, alteraram a data, para, quiçá, não pagarem multa. Ficou, assim, com dois dias de nascimento - o natural e o oficial. Era assim por esse tempo.
A tropa levou-o a Lamego, no terceiro e último turno de Operações Especiais (Ranger´s) de 1973, curso em que eu e o Neto já fomos (meios) instrutores. Era mais velho que ambos, em idade, mas mais novo em termos militares. Chegou aos Cavaleiros do Norte com atraso, relativamente a todos os outros mobilizados e incorporou-se na 3ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão José Paulo Fernandes. Foi já lá, em Santa Isabel, que o conhecemos, recordando as semanas duras da especialidade de Penude, em Lamego. Entre Dezembro de 1974 e 2 de Março de 1975 foi companheiro da jornada do Quitexe.
O Reino que ali vemos de farta bigodaça, seguiu vida profissional na GNR, de que já se aposentou. Grande abraço, ó Reino, pelos teus anos de 28 de Dezembro!!! E também pelos teus anos de 1 de Janeiro. São 61, em qualquer dos casos!
- REINO. Armindo Henriques Reino, furriel miliciano de Operações Especiais (Rangers). Aposentado da GNR, mora no Sabugal.
- CAPITÃO. Luís Ribeiro Capitão, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. Foi maquinista da CP e, por doença, faleceu a 5 de Janeiro de 2010, em Ourém, de onde era natural.
Sem comentários:
Enviar um comentário