Residência do comandante Almeida e Brito (assinalada a roxo), messe e bar
de sargentos (a vermelho) e de Oficiais (a verde). O Quitexe de 2012 quase igual ao de 1974/75
O Quitexe de 2012 tem esta «cara», na Rua de Baixo (ou avenida), que tinha (e tem) duas faixas de rodagem, separadas por parte ajardinada, verde de relva e plantas tropicais. É quase igual ao do tempo dos Cavaleiros do Norte e na imagem (de Ivo Bije) são perfeitamente identificáveis instalações do Batalhão de Cavalaria 8423.
Os «diários» desta página de histórias terão, todos (sem excepção), uma qualquer história vivida neste passeio, que fazia pisámos milhares e milhares de vezes, no percurso do bar e messes para a parada e oficinas. Mesmo em frente, ficava o bar dos praças e o coberto onde eram dadas aulas regimentais. Por mim, recordo, com nostalgia, com saudade, os 9 meses em que fiz este caminho e no bar e messe de sargentos onde, com os companheiros do Quitexe, cavaqueámos a vida, discutimos a guarnição, matámos a sede e a fome, afogávamos as nossas saudades nas grades de cerveja e lemos e escrevemos aerogramas e cartas que nos chegavam de Portugal e dos amigos. Tantas, tantas, tantas...
Já lá vão 37 para 38 anos!! O tempo voou!
Esclarecimento;
ResponderEliminarA casa assinalada a verde pertencia a João Nogueira Garcia / Alfredo Baeta Garcia (Romão & Garcia), na altura com telhado de telha, e nunca esteve alugada à tropa.
Com os melhores cumprimentos.
João Luís Garcia