O sargento Luís Machado, em primeiro plano e de ci- garro na mão. De frente, estão os alferes Hermida (à es- querda e de bigode) e Cruz (de óculos), com as esposas |
Angola era o destino e desta província, e de Moçambique, dizia o Secretário de Estado da Informação e Turismo, falando em Paris, que «não se pode falar a sério de situação colonial nem de territórios oprimidos».
Cozinheiro Almeida (1º. cabo), Lajes (bar) e furriéis Flora (atrás), Costa, Reino e Carvalho no meio), Bento e Fonseca - que se apresentou no BCAV. 8423 a 01/03/1974. |
dependência dos movimento naciona-
listas (...) a Europa e Portugal foram e continuam a ser como que irmãos sia-
meses que não de podem separar sem graves riscos» sublinhava que «separar a Europa de África, entregar esses po-
vos e esses territórios estratégicos às rivalidades russa e chinesa seria erro que a Europa não deverá cometer e ao qual Portugal recusa dar a sua benção».
Os furriéis milicianos Morais e Lopes, frente à messe de sargentos do Quitexe. Apresentaram-se no RC4 a 01/03/1974 |
Cavaleiros da CCS,
a do Quitexe
A 1 de Março de 1974 apresentaram-se os seguintes quadros de especialistas, «para servir no ultramar, fazendo parte da Companhia de Comando e Serviços (CCS) do Batalhão de Cavalaria 8423»:
- Jaime Rodrigues Picão Ribeiro, alferes miliciano de minas e armadilhas (sapadores), às 14 horas e transferido do Regimento de Engenharia de Tancos. Engenheiro e reformado, é de Santo António Constância.
- Luís Ferreira Leite Machado, sargento ajudante, às 7,30 horas e ido do Distrito de Recrutamento e Mobilização 16 (DRM 16), em Évora. Faleceu a 12 de Julho de 2000, em Évora e aos 80 anos.
- José Carlos Pereira da Fonseca, furriel miliciano amanuense, às 8 horas e ido do Distrito de Recrutamento e Mobilização nº. 1 (DRM 1), em Lisboa. Veio de férias em Janeiro de 1975 e não voltou a Angola.
- Norberto António Ribeirinho Carita de Morais, furriel miliciano mecânico, às 8 horas e ido do Batalhão de Caçadores nº. 1 (BC1), em Setúbal. É natural de Niza e, aposentado do Estado, mora em Elvas.
Furriel Luís Mosteias |
- António Maria Verdelho da Silva Lopes furriel miliciano enfermeiro, às 10,30 horas e transferido do Regimento de Infantaria nº. 16 (RI 16), em Évora. Natural e residente em Vendas Novas, é aposentado da Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças).
- Francisco Simões Carlos, soldado sapador, às 17,30 horas e ido do RI 2. É de Botulho, em Molelos, Tondela, e empresário do sector das limpezas.
Furrel Manuel Dinis Dias |
1ª. CCAV. 8423,
a de Zalala
- Manuel Dinis Dias, furriel miliciano mecânico, às 19,30 horas e transferido do Depósito Geral de Material de Guerra (DGMG), em Moscavide, na capital portuguesa. Era natural de Oliveira do Hospital e morava e trabalhava em Lisboa, onde faleceu a 20 de Outubro de 2011, vítima de doença.
- Rogério Silvestre Raposo, soldado de transmissões, às 8 horas e ido do Batalhão de Caçadores nº. 5 (BC5), em Beja. Mora em Sintra e trabalha em Angola (na zona industrial da cidade de Viana).
Furriel Amorim Martins |
2ª. CCAV. 8423, a
de Aldeia Viçosa
- Amorim António Barrelas Martins, furriel miliciano mecânico, às 9,30 horas e ido da Escola Prática de Artilharia (EPA), em Vendas Novas. Natural do Cruzamento de Pegões, em Canha, concelho do Montijo, ali reside e é proprietário de uma oficina de reparação de veículos motorizados.
Furriel Ângelo Rabiço |
3ª. CCAV. 8433, a
de Santa Isabel
- Ângelo Tuna Rabiço, furriel miliciano enfermeiro, às 8 horas e transferido do Regimento de Artilharia Ligeira nº. 3 (RAL3), em Évora. Natural de Lordelo, em Vila Real, é professor primário aposentado e reside em Guimarães.
João J. Rito |
As mortes de Santos
e João Rito
A 29 de Fevereiro de 2012, ano bissexto, faleceu Manuel Gonçalves dos Santos, que foi 1º. cabo apontador de metralhadora da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Natural de Ega, em Condeixa-a-Nova, foi vítima de um acidente na zona de Ponte do Dange.
M. Santos |
A 1 de Março de 2016, faleceu João Jerónimo Rito, que foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. A morte resultou de doença e depois de internamento no hospital de Castelo Branco, a sua cidade natal - onde morava no Bairro da Boa Esperança. Faria 64 anos no dia 20 de Abril seguinte.
Ambos evocamos com saudade!
Furriel Mota Viana |
Mota Pinto e Rebelo
em festa de 65 anos!
Fernando Manuel Mota Viana foi furriel miliciano atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 65 anos a 1 de Março de 2017. Hoje! Trabalha na área das artes gráficas, desenho e orçamentação e mora em Braga (Gualtar), a sua cidade natal.
José J. R. Rebelo |
Parabéns para ambos!
Sem comentários:
Enviar um comentário