CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 2 de março de 2017

3 688 - O dia do adeus ao Quitexe, apresentações no BCAV. 8423/RC4

O comandante Almeida e Brito e os alferes milicianos João Machado e
Jorge Capela (que hoje faz 65 anos, em Oeiras), ambos da 2ª. CCAV.
8423, a de Aldeia Viçosa, no almoço de Natal de 1974
Cavaleiros do Norte da CCD, no Quitexe: 1º. cabo Manuel
 Marques (Carpinteiro, falecido a 01/11/2011, de doença e em
 Esmoriz), NN, José Rebelo, NN (de barbas), alferes Jaime Ri-
beiro, 1º. cabo José Almeida (cozinheiro), NN (negro), João
 Messejana (f. a 27/11/2009, de doença e em Lisboa) e Augusto
 Florêncio (de barbas, que hoje faz 65 anos, no Sardoal.
À frente, o alferes António Garcia


O dia 2 de Março de há 42 anos, em 1975, foi o do adeus da CCS do BCAV. 8423 à saudosa vila do Quitexe, por onde jornadeava desde 6 de Junho de 1974. O destino era Carmona e o BC12, no âmbito do programa de rotação dos Cavaleiros do Norte.
A 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, iria continuar no Quitexe (lá chegada a 10 de Dezembro anterior) e a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, continuaria em Vista Alegre e Ponte do Dange. Até 24 de Abril. 
1º. cabo J. Mendes
Da 2ª. CCAV. 8423, de Aldeia Viçosa, saiu um grupo de combate nesse mesmo dia 2 de Março (simultâneamente com a CCS) e a rotação desta subunidade de Aldeia Viçosa (também para o BC12) completar-se-se-ia a 11 de mesmo mês.
«Conforme fora previsto, face à retracção do dispositivo militar da Região Militar de Angola (RMA), rodou o BCAV. 8423 para a cidade de Carmona, situação esta que caracterizou a sua vida no corrente mês», lê-se no Livro da Unidade. O mês de Março de 1975. Carmona é a actual cidade do Uíge.
1º. cabo Farinha


Apresentações
no BCAV. 8423

Um ano antes, a 2 de Março de 1974, apresentou-se no BCAV. 8423 o futuro 1º. cabo José da Fonseca Mendes, de transmissões e transferido do Regimento de Serviço de Saúde (RSS), em Coimbra. É de Alvoco da Várzea, em Oliveira do Hospital, e, actualmente, empresário de restauração em Lisboa, junto ao Palácio das Necessidades - o restaurante Travessa, no Bairro dos Prazeres.
O dia anterior (1 de Março de 1974) fôra tempo de chegada de outros futuros Cavaleiros do Norte ao BCAV. 8423, no Campo Militar de Santa Margarida, todos eles especialistas e todos transferidos da Escola Prática do Serviço de Material (EPSM), em Sacavém, e para as várias Companhias.
1º. cabo Frangãos (Cuba)

* CCS, a do 
Quitexe
- José das Dores Caeiro dos Frangãos, o Cuba, 1º. cabo mecânico-auto. Natural e (ainda hoje) residente na alentejana vila de Cuba, na Rua Formosa.
- Rafael Serra Farinha, 1º. cabo mecânico-auto, natural da povoação de Serra da Luz, em Odivelas, então pertencente ao concelho de Loures.
1º. cabo Dorindo 

* 1ª. CCAV. 8423,
a de Zalala
- Dorindo Santos, 1º. cabo mecânico-auto, natural e então residente no Soalhal, em Ílhavo.
- António Filipe Louro Lucas, mecânico-auto, de Cardosas, na freguesia e concelho de Arruda dos Vinhos.
- Justino da Silva Azevedo, mecânico-auto, de Farilhe, na freguesia do Canidelo, em Vila do Conde.
1º. cabo Teodósio

* 2ª. CCAV. 8423, a

de Aldeia Viçosa
- João Francisco Ribas Teodósio, 1º. cabo mecânico-auto, natural e residente na ribatejana vila de Almeirim (Rua da Fé).

* 3ª. CCAV. 8423, a
de Santa Isabel
1º. cabo Carrilho
- José Maria da Costa Carrilho, 1º. cabo mecânico-auto, natural e residente na alentejana freguesia de S. João Baptista, da vila e concelho de Campo Maior. 

Alferes Jorge Capela
e Augusto Florêncio

O dia 2 de Março de 1975 foi de festa de 23 anos de dois Cavaleiros do Norte: o alferes Capela e o soldado Florêncio.
J. Capela (2016)
Jorge Manuel de Jesus Capela, miliciano e atirador de Cavalaria (formado na Escola Prática de Santarém) era da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa (e do capitão miliciano José Manuel Cruz) e por lá o festejou a verdejante idade. Era sobrinho-neto do famoso guarda-redes Capela, do Belenenses e regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975, à rua Fernão de Magalhães, em Lisboa, onde então morava. É técnico oficial de contas e trabalha e mora em Oeiras.
A. Florêncio (2010)
Augusto Florêncio foi soldado atirador de Cavalaria do PELREC e natural de Midaqueiro, freguesia de S. Tiago de Montalegre, no concelho de Sardoal. Lá regressou a 8 de Setembro de 1975 e fez vida profissional na área da construção civil, sempre trabalhando na região. Aposentado por antecipação, devido a doença, mora na vila do Sardoal e tem alguns problemas de saúde, relacionados com a sua estrutura óssea e já foi operado ao coração. Parabéns para ambos!
- «O dia do adeus ao Quitexe,
para o BC12». - Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário