Os furriéis milicianos Viegas e Pires no his- tórico encontro de há 44 anos. A arma que o Viegas tem na mão era a Kalashnikov do combatente da FNLA que está na imagem |
A 4 de Novembro de 1974, uma segunda-feira, o PELREC da CCS do BCAV. 8423 recebeu uma das mais delicadas tarefas operacionais da sua jor-
nada africana do Uíge angola: sair em coluna tarnsportada e, na aldeia do Dambi Angola, poder achar-se com guerrilheiros da FNLA.
A operação ficou (está) historicamente ligada às memórias maiores dos Cavaleiros do Norte, pois foi o do (suposto) primeiro encontro das NT com guerrilheiros da FNLA, já em tempo do cessar-fogo. Com um grupo que ainda (aparentemente) desconhecia o 25 de Abril e nos recebeu com enorme desconfiança.
A entrada na sanzala foi um momento de grande tensão, depois de passados os sentinelas das árvores (na picada), das viaturas pararem em posição defensiva e do salto para o chão vermelho do enorme espaço na frente das palhotas, onde se acotovelavam centenas de pessoas: velhos, mulheres, crianças, civis e combatentes. Armados!
Não aconteceu, felizmente, e a história já foi várias vezes lembrada neste blogue - ver AQUI -, pelo que dispensamos repetir a narrativa deste empolgante e épico dia.
Almeida e Brito e José Paulo Falcão (1995) |
Comandante de férias
e JP Falcão no comando!
O dia 4 de Novembro de 1974 foi também de alteração no comando do BCAV. 8423, devido às férias que, a Portugal, veio gozar o tenente-coronel Carlos Almeida e Brito.
«A partir de 4 de Novembro, esteve ausente o comandante do BCAV., tendo o comando passado interinamente à posse do oficial adjun-
to», relata o «História da Unidade» - o BCAV. 8423, aquartelado no Quitexe.
O oficial adjunto era o capitão José Paulo Falcão, que, ainda segundo o HdU, «desenvolvendo intensa actividade, esteve na reunião de Comandos do Comando de Sector, que se realizou no BC12 e estabeleceu diversos contactos operacionais com este mesmo comando a 8, 13, 18, 22 e 27 de Novembro».
Aurélio Parracho |
A. Parracho de Zalala, 66
anos em Figueiró dos Vinhos
O soldado atirador Aurélio Patrício Parracho, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 66 anos a 4 de Novembro de 2018.
Atirador de Cavalaria do 4º. Grupo de Combate, o do alferes mili-
ciano Lains dos Santos e dos furriéis milicianos Américo Rodri-
gues, Jorge Barata (ambos já falecidos) e José Louro, o Parracho regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na Praia de Pedrogão, fre-
guesia de Coimbrão, concelho de Leiria, de onde era natural e residia.
A vida levou-o para Figueiró dos Vinhos, onde mora, segundo informação do furriel João Dias, e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário