CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 18 de novembro de 2018

4 301 - Reunião do Comando do Sector do Uíge no BC12 de Carmona!

O furriel miliciano Armindo Reino, o tenente-coronel Carlos Almeida e Brito (comandante do BCAV. 8423),
o clarim Armando Silva e o capitão José Paulo Falcão (comandante interino, há 44 anos). De costas,
 o capitão António Martins de Oliveira, comandante da CCS
Parada do BC12, em Carmona, na dramática primeira
semana de Junho de 1975, quando os Cavaleiros
do Norte «recolheram» milhares de civis uíjanos


O dia 18 de Novembro de 1974, pelas bandas do Uíge angolano, foi tempo para mais uma reunião de comandantes das unidades que operavam na zona de acção do Comando do Sector do Uíge (CSU), instalado em Carmona.
O BCAV. 8423 uma vez mais se fez re-
presentar pelo capitão José Paulo Fal-
cão, que ao tempo desempenhava as funções de comandante interino do Ba-
talhão, substituindo o tenente-coronel 
Major José Luís
Ornelas Monteiro
Carlos Almeida e Brito, que estava de férias em Portugal. 
Os Cavaleiros do Norte, ao tempo, recordemos, não tinham 2º. comandante, desde que, em vésperas do embarque para Angola - o que, quando à CCS, aconteceu a 29 de Maio de 1974 -, o ma-
jor José Luís Jordão Ornelas Monteiro (que ocupava essa fun-
ção, em Santa Margarida e no RC4, no período de formação do Batalhão e instrução militar dos futuros Cavaleiros do Norte) foi «desviado» pelo MFA e foi para a Guiné.
O encontro de há 44 anos decorreu nas instalações do Batalhão de Caçadores nº. 12 (o BC12), que se localiza(va) na estrada de Carmona para o Songo e quartel que viria a ser destino do BCV. 8423 entre 2 de Março de 1975 (dia da chegada da CCS) e 4 de Agosto do mesmo ano quando, da cidade uíjana, saiu a epopeica coluna militar para Luanda.
Notícias sobre Angola
no DL de 18/11/1974

Conversações em Paris
sobre... Angola !

O dia 18 de Novembro de 1974, uma segunda-feira, foi tempo, também, para uma viagem de Melo Antunes, ministro sem pasta do Governo Português, a Paris - onde se iria reunir com representantes do MPLA, para analisar situações relacionadas com a independência de Angola. 
Dias antes, já Mário Soares, enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros, se reunira com dirigentes da FNLA, no decorrer da sua visita à Tunísia.
Melo Antunes fazia-se acompanhar, segundo a imprensa desse dia, por um representante (não indicado) do Movimento das Forças Armadas em Angola e, no aeroporto, afirmou que «posso apenas dizer algumas coisas de carácter muito geral: esta viagem insere-se na série de negociações com vista a independência de Angola».

Sem comentários:

Enviar um comentário