As ruínas do edifício do Comando do BCAV. 8423 «alber- gam» uma família, aparentemente dentro de um contentor, À direita, antes da casa cor de rosa, era a porta d´armas |
Os tempos do uíjano Quitexe angolano de há 45 anos foram enlutados pela morte (violenta) de dois homens, na picada entre as Fazendas Alegria II e Ana Maria.
«Um grupo IN realizou uma emboscada a uma viatura civil, com êxito da sua parte, pois que obteve dois mortos civis europeus», relata o livro «História da Unidade», o BCAV. 8423, referindo-se a
Um dos civis mortos |
As fazendas, ainda segundo o «HdU», «situam-se mesmo no limite do Subsector» dos Cavaleiros do Norte e o ataque aconteceu na véspera da declaração não oficial de cessar-fogo, da parte da FNLA - marcado para o dia 15 de Outubro de 1974.
«Terá sido uma acção esporádica», de acordo com o «HdU», admitindo até Carlos Almeida e Brito, o tenente-coronel de Cavalaria que comandava os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, que «poderá mesmo ser um ajuste de contas». Todavia, acrescentava, «o facto é que foi mais uma acção que veio pôr de sobreaviso para a possibilidade de desrespeito à ordem recebida» - a de cessar-fogo.
O cessar-fogo da FNLA foi anunciado para o dia 15 de Outubro de 1974. Há 45 anos! |
Actividades do IN
sem... incidentes
O mesmo dia foi tempo para se conhecer o último relatório mensal do Comando Militar Português, dando conta que «em Setembro não se registaram acontecimentos atribuíveis à UNITA ou ao MPLA».
O movimento de Jonas Savimbi já em Junho anunciara o fim das hostilidades. O de Agostinho Neto, segundo o relatório, citado pelo Diário de Lisboa, «não tem efectuado acções ofensivas há mais de um mês».
A FNLA, recordemos, iria anunciar o cessar-fogo no dia seguinte - 15 de Outubro de 1974. De resto, ainda segundo o relatório do Comando Militar Português, «tem vindo a promover uma campanha pacífica no norte, estabelecendo contactos com as populações locais, segundo informações recebidas do distrito do Uíge e de Carmona».
Joaquim Silva, o Ciclista |
anos em Gondomar !
O condutor Silva, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, comemora 67 anos a 14 de Outubro de 2019.
Joaquim Carlos da Costa Silva, o Ciclista, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à sua residência de S. Cosme, em Gondomar. Foi ciclista profissional e correu 4 Voltas a Portugal, representando o Coimbrões/Fagor (em 1978), a Manufacturas Olimpo (1979) e o Coimbrões (1980 e 1981, neste caso ficando em 24º. lugar e sendo, com Benedito Ferreira, os dois únicos da equipa a terminar a Volta).
Continua a morar em S. Cosme, agora aposentado do sector da ourivesaria. Para lá e para ele aí vai, a «correr» o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário