CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

4 859 - Um «fim de semana decisivo», a poucos dias da independência!

O centro da vila do Quitexe, em plena Estrada do Café - que liga Luanda a Carmona, actual cidade do Uíge.
 Cenário muito igual aos tempos dos idos e distantes anos de 1974/1975, quando por lá jornadearam os
Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423
Aldeia Viçosa e as instalações da 2ª. CCAV. 8423,
em imagem de 25 de Setembro de 2019

A 31 de Outubro de 1975, hoje se fazem 44 anos e a poucos dias de 11 de Novembro, o da independência de Angola, prenunciava-se «um fim de semana decisivo». 
Militarmente, e segundo o Diário de Lisboa dessa data, as FAPLA desenvolviam acções de guerrilha à volta de Moçâmedes e Sá da Bandeira, com «ampla participação da população». Forças do ELP e da África do Sul, entretanto, acrescentava o jornal, «constituindo uma ponta de lança dos fantoches da FNLA e da UNITA, parecem tentar um avanço sobe o Lobito, em duas colunas, uma localizada na estrada marginal e outra pelo interior». 
Não há referências directas ao norte de Angola e muito menos a Carmona, ou outras terras uíjanas por onde passaram os Cavaleiros do Norte do BCAV 8423 - então já em Portugal
O Comissariado Político do MPLA, em Luanda, dava conta que «não se registaram alterações assinaláveis nas últimas 24 horas».
Decisivos eram os passos diplomáticos e políticos do mesmo MPLA, a poucos dias da declaração de independência. Preparava-se a Cimeira de Campala, convocada por Idi Amin, o presidente do Uganda e da OUA, e o partido de Agostinho Neto queria, obviamente, captar apoios.
Carlos Letras e Abel Mourato,
furriéis milicianos da 2ª. 

CCAV. 8423

Furriéis Letras e Mourato
de férias em Portugal !

Os furriéis milicianos Letras e Mourato, ambos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, vieram de férias a 31 de Outubro de 1974.
António Carlos Dias Letras era especialista de Operações Especiais (os Rangers) e viajou para o lugar de Pontes, em S. Sebastião de Setúbal, sua então residência familiar. Mora agora em Palmela, bem lá por perto. Abel Maria Ribeiro Mourato, que era o vagomestre da Companhia do capitão José Manuel Cruz, «voou» para Portalegre. Reside agora na alentejana Vila Viçosa.
Abraços para ambos, lembrando-lhes este tempo de há 45 anos!!! 
Adélio Silva

Adélio de Zalala, 67
anos em Alcobaça !

O atirador de Cavalaria Adélio Jacinto Correia da Silva, da 1ª. CCAV. 8423, comemora 67 anos a 31 de Outubro de 2019.
Cavaleiro do Norte da mítica Fazenda de Zalala e por Angola conhecido como o PM, ou o Pataias, também passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, antes de, a 9 de Setembro de 1975, regressar a Portugal e à sua terra natal de Pataias, no município de Alcobaça.
Supomos que ainda lá residirá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

1 comentário:

  1. Casa do lado esquerdo ficava o Bar/Camabatela, lado direito as Bombas da Mobil.
    Um abraço para o Celestino Viegas, o meu muito obrigada.

    ResponderEliminar