CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 11 de agosto de 2020

5 147 - Comissão de Descolonização em Lisboa e espectro de fome em Luanda!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: alferes milicianos João Machado e Domingos
 Carvalho de Sousa (que hoje faz 65 anos), 1º. sargento Fernando Mendes Pereira Norte (já falecido) e

 furriel miliciano Jesuíno Fernandes Pinto (falecido a 3 de Maio de 2017, de doença e em Vila Verde) 
Furriéis milicianos João Aldeagas,
António Cruz, Graciano Silva e Nelson
Rocha. À frente, José Pires. Frente
à Casa dos Furriéis, no Quitexe


A segunda-feira de 11 de Agosto de 1975, há 45 anos, foi tempo, em Lisboa, de uma reunião da Comissão Nacional de Descolonização para apreciar a situação em Angola.
A altura não era a mais pacífica, já que o MPLA sugeria, ou ameaçava, ir declarar unilateralmente a independência do território.
As violentas confrontação de dois dias antes (9 de Agosto, sábado) levaram a que fossem evacuados os militares e ministros da FNLA, numa operação realizada por «tropas portuguesas»
Vasco Vieira de Almeida, ministro da Economia - em representação de Portugal - comentou «não saber» se a evacuação dos ministros «significaria a queda do Governo de Transição».
«Há semanas que não vejo alguns dos meus colegas de Gabinete», disse Vasco Vieira de Almeida, acrescentando que «o meu próprio Ministério, onde tenho Secretários de Estado dos três movimentos, não está a funcionar».
Notícia do Diário de
Lisboa de 11/08/1974

Angola sem Governo e 
espectro da fome em Luanda


A imprensa de 11 de Agosto de 1975 dava conta que «paira sobre Luanda o espectro da fome».
«Começam a rarear os combustíveis e a comida e não tem chegado reabastecimentos», noticiava o Diário de Lisboa.
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, ao tempo aquartelados no extinto Batalhão de Intendência de Angola (BIA), no Campo Militar do Grafanil, bem sentiram esse problema - nomeadamente as classes de sargentos e oficiais. Sem direito a comer na cantina geral, procuravam alimentação nos restaurantes de Luanda e arredores - muitas vezes sem a encontrar. Ou encontrá-la em quantidades muito escassas. E cara. Não foram os melhores dias de Angola, as vésperas do regresso a Portugal.
Alferes Domingos
Carvalho de Sousa

Alferes Carvalho, 65 anos
em Marrazes de Leiria !

O alferes miliciano Domingos Carvalho de Sousa, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 12 de Agosto de 2020.
Atirador de Cavalaria dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975 e ao lugar de Marinheiros, da freguesia de Marrazes, em Leiria, de onde é natural e onde residia. Ainda hoje lá vive - agora na Travessa do Outeiro do Pomar e já aposentado, depois de, entre outras actividades, ter, profissionalmente, sido técnico comercial. 
Grande abraço para ele, neste dia 12 de Agosto de 2020, em que galga mais um bonito passo da sua vida de sénior. Parabéns! 
A Irmã Maria Augusta
Capela com Ricardo, o
filho do alferes Cruz

Irmã Maria Augusta faria

84 anos. Faleceu em 2006!

A Irmã Maria Augusta Martins Capela, da Missão do Quitexe,  faria 87 anos a 11 de Agosto de 2020. Faleceu a 21 de Junho de 2006, de doença e em Lisboa.
A Irmã Maria Augusta pertencia à Congregação da Obra da Imaculada Conceição e Santo António e missionou no Quitexe, no tempo dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e com seu irmão de sangue, o padre Albino Capela - da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. A missionária continuoiu em Angola depois da independência e até pouco tempo antes da sua morte. Hoje a recordamos com saudade RIP!!!"

Sem comentários:

Enviar um comentário