CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

5 630 - O regresso do comandante Almeida e Brito! Os rojões que chegaram em latas da Tobom!

Furriéis milicianos da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: Mário Matos,
António Artur Guedes e José Fernando Melo. Sentados:
António Carlos Letras, José Gomes e António Cruz

O comandante Almeida e
Brito, à esquerda, o furriel
Francisco Neto, que há 47
anos voltaram ao Quitexe,
depois de férias em Portugal


Há 47 anos e aos 3 dias de Dezembro de 1974, já o tenente-coronel Carlos Almeida e Brito tinha voltado ao Quitexe, depois das férias em Portugal e contactos em Luanda. Reassumindo, assim, o comando dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 - até ai interinamente exercido pelo capitão José aulo Falcão.
O furriel Francisco Neto, de Operações Especiais (Rangers) e do PELREC da CS, também voltou das suas férias em Águeda, depois de participar no casamento do irmão Manuel Albuquerque - que tinha sido combatente na Guiné. Levou-me, mandadas por minha mãe, duas latas do unto Tóbom cheiinhas de rojões. Cá de casa. Daqui, de onde escrevo agora, 47 anos passados. e cheio de saudades.
A «matança» de saudades de uns bons rojões da mamã foi logo a seguir, até arranjámos vinho tinto (e nem conto como arranjamos o garrafão de Teobar, «roubado» ao controlo menos eficaz co 1º. sargento Luzia e do capitão Oliveira, duas velhas raposas de comissões em Angola). Mas guardada ficou uma lata, eram ambas de 5 quilos, para a panqueca do dia de Natal, «conservados» em banha do porco morto (o unto) semanas antes, na lata da Tóbom, lacrada com pingos de solda e que foi guardada no armário do quarto. E tão bem que eles nos souberam quando sofregamente os comemos!!!
Estes pequenos mimos maternais por lá chegavam de quando em vez e «funcionavam» como fortes estimulantes dos nosso níveis psicológicos. E os pães-de-ló da mães do Neto!!! Ui, que maravilha!!!

Os furriéis milicianos Lino, Belo e Gordo (que amanhã
 festela 69 anos na alentejana Alter do Chão)

Furriel Luís Gordo, 69
anos em Alter do Chão!

O furriel miliciano Gordo, atirador de Cavalaria de especialidade militar e combatente da 3ª. CCAV. 8423, estará amanhã em festa, dia 4 de Dezembro de 2017: comemora 69 anos.
António Luís Barradas Mendes Gordo, de seu nome completo, teve formação militar na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e foi Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, passando ainda pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona. Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano. 
A Belames, em Alter do Chão.
Já aposentado, fez carreira profissional na Câmara Municipal deste concelho alentejano - e como ele, ufanamente, gostava de se afirmar como... alentejano!... -, onde ainda mora e onde, em 2012, organizou o encontro dos antigos combatentes de Santa Isabel. Para lá e para ele, farto e amigo, vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário