CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

1 278 - A rajada do soldado Neves...

Bar dos soldados (cantina) na avenida de baixo (a principal)


Dou conta, nos arquivos da missão angolana, de um castigo ao Neves, soldado do PELREC, com problemas de epilepsia, que nos levavam a dispensá-lo de operações, escoltas, patrulhamentos, ou qualquer serviço que envolvesse armas. Apanhou ele 10 dias de detenção, em Abril de 1975, não faço ideia da razão.
O Neves, que sei morar para os lados de Sintra (mas nunca mais vi), era daqueles que não deveriam ser mobilizados e muito menos como atirador. Mas foi! E por lá andou, desejoso de ir numa operação, de ser tropa a sério.
Uma noite ainda no Quitexe, dormia ele na arrecadação que ficava no edifício do bar dos praças,  acordou todo o mundo aos tiros, numa rajada imprevidente, que poderia ter causado danos enormes, uma enorme tragédia. 
Como foi e como não foi?
Pois o Neves teria estado a limpar a arma e, com a inexperíência de uso que todos lhe sabíamos, acabou por introduzir bala na câmara e, de carregador cheio, dar ao gatilho. Foi um estradalhaço!!! E um susto enorme para os rapazes que, por aquele princípio de noite, por ali acasernavam. Mas com tanta sorte, tanta sorte que, vejam lá, nem os ricochetes fizeram danos a ninguém. A sorte estava do seu lado

NEVES. José Coutinho das Neves, 
soldado atirador de cavalaria, do PELREC, 
da CCS do BCAV. 8423.Mora na área de Sintra.

Sem comentários:

Enviar um comentário