CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

1 375 - O 1º. cabo Pires, o Fecho Eclair...

Pires, o Fecho Eclair, o Miguel (com o x na cabeça), à esquerda. À direita, o Jorge Pinho (de pé, já falecido), o Esteves e o Damião Viana (foto do Miguel Teixeira). Mais à direita, de bigodes parece ser o Aldeagas (1ª. CCAV.)

Vem hoje, aqui, imagem do Natal de 1974, no Quitexe. E uma das figuras inimitáveis e míticas do dia-a-dia quitexano: o 1º. cabo Pires, o Fecho-Eclair. Aqui, o primeiro da esquerda, na foto.
O Fecho-Eclair, ele que me perdõe, se me lê (ou não), era inconfundível, na comunidade militar do Quitexe. Cheio de hábitos nobres, ele seria 1º. cabo por acaso, pois deveria ser general. Posava, como se fosse para retrato de Prémio Nobel. Tinha forma de estar que passava além da, digo eu, boçalidade tradicional da maioria dos militares: ele mais em jeito que em força, nós mais abrutalhados que subtis. Para mais, o Pires (o Fecho Eclair) fazia questão de marcar diferenças entre nós - o que levava que que, na família militar, fosse alvo de certo gáudio e galhofa.
Mão tenho história particular com o Pires - com o 1º. cabo Fecho Eclair -, nem sequer consigo recordar a razão que levou a este epíteto. Mas não tenho dúvidas: a haver um livro do Batalhão de Cavalaria 8423, um capítulo seria sobre o Fecho Eclair.
E o que será feito dele? Morava por Lisboa, ao tempo, e nenhum contacto nos leva a saber por onde actualmente parará. Alguém poderá ajudar?

2 comentários:

  1. Já estive várias vezes para perguntar pelo cabo Pires (fecho eclair). Grande amigo, tal como muitos outros, o buraquinho, o Damião, o Santos, o Mendes, o estufa (Domingos), o carpintas (Marques) etc. etc. nunca mais parava. De trato fino e elegante lamentava-se muitas vezes de estar longe da mulher. Era impecávelmente limpo e asseado (desculpa Pires esta inconfidência) ao ponto de em certa ocasião ter as mãos a esfolar de tanto as lavar. Muito amigo do seu amigo, detestava entrigas que pudessem prejudicar qualquer colega. O Pires, dizia ser, da Pontinha-Lisboa. Para ele vai um grande abraço e votos de muita saúde pela qual tanto se preocupava.

    ResponderEliminar
  2. penso mesmo que é o Aldeagas, ainda á pouco tempo ele veio numa excursão a Guimarães e esteve por lá quatro dias onde eu o Queirós e Mota Viana o raptamos á esposa e resto do grupo para passar um dia com ele. A proposito, amanhã dia 11 de Agosto o Aldeagas faz 60 anos, já vai entrar como tu dizes no clube dos Sexis.

    ResponderEliminar