Santos (de casaco de cabedal), Queirós (a rir) e Rodrigues (à direita) em Santa Margarida (1974)
É preciso recuar 39 anos, a 22 de Fevereiro de 1974, para acharmos o dia último da «primeira parte da instrução, a chamada instrução especial» dos futuros Cavaleiros do Norte. Na Mata do Soares, arredores do campo militar de Santa Margarida.
Era uma sexta-feira, como hoje, e a escola de recrutas funcionava desde 8 de Janeiro, especificamente para os futuros atiradores de cavalaria, do que então se formava Batalhão de Cavalaria 8423. Alojavam-se os soldados e futuros 1ºs. cabos no Destacamento do RC4 e os oficiais e sargentos (os do quadro e os milicianos) dentro do próprio RC4. Aí se formava o espírito de grupo e levedava a formação de «verdadeiros militares, esquecendo os males de que sofrem os homens vulgares», fazendo-se «resistentes, de coragem fria, confiantes nos superiores, disciplinados».
Após a formatura do princípio da tarde, com passaportes na mão, lá foi a rapaziada, cada qual para seu lado..., suas terras e suas gentes, para gozar uns dias de férias. O regresso ficou marcado para 4 de Março - quando também começaram a chegar «os especialistas que haviam de completar os efectivos do Batalhão».
- RAC4. Regimento de Cavalaria nº. 4, actual
Regimento de Cavalaria de Santa Margarida.
Sem comentários:
Enviar um comentário