CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

1 918 - Rotação dos Cavaleiros e carestia de vida...

Aquartelamentos de Vista Alegre (1ª. CCAV.) e Aldeia Viçosa (2ª. CCAV., em baixo)


Aos 20 e tantos dias do distante Janeiro de 1975, pelas bandas do Quiexe, de Aldeia Viçosa e Vista Alegre, era cada vez maior o murmúrio sobre a remodelação que levaria (e levou) os Cavaleiros do Norte para  Carmona.
O destino parecia traçado: o BC12, unidade que guarnecia a capital do distrito do Uíge desde 1961, ia ser extinto e poderia ser e foi) o nosso destino. No entanto, como leio no Livro da Unidade, «nada de positivo ainda se concretizou sobre tal movimento». Aguardava-se «sanção superior, resultante das alterações que a Cimeira do Alvor possa impor».
Os dias políticos de Angola, há 39 anos, andavam à volta de quem seria (ou não) membro do Governo de Transição. A memória do Acordo do Alvor estava fresca mas, na capital, os representantes dos três movimentos nada adiantavam.
Vaal Neto, da FNLA, dizia que «nada está definido». A UNITA, nada dizia. O MPLA nada de oficial dava a conhecer.
A imprensa de Luanda, entretanto, preocupava-se com isso e outras coisas. Por exemplo, com a Lei de Imprensa e o eventual (futuro) controlo partidário dos órgãos de comunicação social. O MPLA era acusado de manipular alguns deles.
A 24 de Janeiro de 1975, três notas da capital angolana, retiradas do Diário de Lisboa desse dia: «O êxodo dos colonos continua (embora a um ritmo menos acelerado), a par e passo com a falta de cerveja e refrigerantes e uma contínua alta de preços».
Eram os passos que se davam, no processo de descolonização e independência de Angola.
- BC12. Batalhão de Cavalaria nº. 12, na 
saída de Carmona, para o Songo.

Sem comentários:

Enviar um comentário