CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 10 de março de 2014

1 963 - Cavaleiros do Norte por terras de Santa Margarida


Painel do RC4, actual Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, unidade mobilizadora do BCAV. 8423

Aos dez dias de Março de 1974, há 40 anos!!!, os Cavaleiros do Norte preparavam-se, no Destacamento do RC4, em Santa Margarida, para a primeira Inspecção Operacional - que viria a ser feita pelo coronel tirocinado Lobato Faria - que era inspector da Região Militar de Tomar.
O dia era de domingo e de futebol, com um FC do Porto-Benfica (2-1), e o tema foi falado, estrada e noite fora, na viagem de Águeda para o quartel, no SIMCA 1100 do Francisco Neto. 
Os treinos e instrução militares decorriam a partir do Destacamento e pela Mata do Soares fora, envolvendo as três companhias operacionais e o pelotão de atiradores, comandado pelo (então) aspirante a oficial miliciano Garcia. 
Fazíamos nós (o pelotão de atiradores) de IN e eram acossadas as companhias comandadas pelos capitães milicianos Castro Dias (1ª.), José Manuel Cruz (2ª.) e José Paulo Fernandes (3ª.). Ultimávamos os preparativos para o embarque, embora ainda se desconhecesse a data. De Angola, entretanto, sabiam-se notícias: os fundos existentes nos diversos cofres públicos, com valor da 31 de Dezembro de 1973, eram de 1 257 358 contos. os maiores valores concentravam-se em Luanda, no Huambo e no Quanza Sul. O Ministro do Ultramar foi autorizado a celebrar com a Companhia de Fosfatos de Angola um adicional ao contrato assinado a 10 de Dezembro de 1968. Prorrogava o prazo de prospecção até Junho de 1975. Angola ia comprar carros, para atender às necessidades da província e, assim, «garantir o regular abastecimento, em condições económicas para o consumidor». Ia ser compradas 2000 toneladas, que entrariam pelos portos de Luanda e Lobito - numa operação isenta da de direitos aduaneiros.
- FUTEBOL. O FC do Porto alinhou com Tibi; Rodolfo, 
Ronaldo, Rolando e Guedes; Celso, Bené e Cubillas; 
Oliveira, Abel e Nóbrega (Laurindo).
O Benfica, com José Henrique; Malta da Silva, Humberto, 
Barros e Artur; Tobi, Victor Baptista e Simões; 
Nené, Eusébio e Diamantino.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores; Abel (10ms), Eusébio (34ms) e Cubillas (55ms).

1 comentário:

  1. Fantástco, ó Viegas, grandes arquivos.
    Grande abraço, Pires

    ResponderEliminar