CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

2 256 - Vésperas do regresso e cubanos em Angola

Neto e Viegas, da direita para a esquerda, com os conterrâneos aguedenses 
Carlos Sucena (à esquerda) e Gilberto Marques (de pé) na casa de Viana. 
O comandante Raúl Arguelles, oficial cubano, à esquerda (foto de baixo)


Os dias de Agosto de 1975 aproximavam-se do fim e os Cavaleiros do Norte tinha cada vez mais próximo o dia da partida, que era o regresso a Lisboa e às suas casas. Por mim, ia fazendo despedidas dos civis amigos que tinha na capital e arredores e não perdia oportunidade para um bom «adeus», como o que a foto testemunha, com os conterrâneos Carlos Sucena e Gilberto Marques - na casa de Viana. 
A situação dos (não) evacuados continuava delicada e Portugal, sem resposta dos países amigos, tinha a  braços «uma situação dramática e trágica», como referia Robert Ingersoll, Secretário de Estado Adjunto de Henry Kissinger, o chefe da diplomacia norte-americana - num, documento enviado ao presidente Gerald Ford. 
«A situação angolana permanece dramática e trágica, mas ainda não é sangrenta, pelos menos no que respeita aos refugiados portugueses», referia Robert Ingersoll. 
Já era certa a ajuda americana e certa era também a queda do governo de Vasco Gonçalves - uma «sugestão» dos americanos.
Luanda fervilhava de boatos e era expectado um ataque da FNLA, que se sabia estar a organizar no Caxito e a ser rearmada a partir do aeroporto de Carmona. A «nossa» Carmona!!! Era isso que se falava em Luanda, onde já era comummente falada a presença de cubanos. Eu, nunca os vi!!! Sabe-se agora que a primeira Missão Militar Cubana em Angola (MMCA), comandada por Raúl Arguelles, tinha chegada a 21 de Agosto e que  - envolvendo 480 soldados. Outros chegariam.

1 comentário:

  1. Sois Maçaricos. cumprimentos a todos os ex. resta-nos a satisfação de dever cumprido. Somos dos muitos que deram do seu sangue para os que, comem tudo, que comem tudo e não deixam nada.......

    ResponderEliminar