CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

3 636 - MFA nos Cavaleiros do Norte, a Cimeira do Alvor de há 42 anos!

Grupo de Cavaleiros do Norte na messe do Quitexe: Bento, Rocha, Viegas,
Flora, Lopes (enfermeiro), Luís Ribeiro Capitão (que hoje faria 65 anos mas fa-
leceu a 5/01/2010) e Ribeiro. Em baixo: Carvalho, Belo, Lopes (Grenha) e Reino

O furriel Luís Capitão , de pé e à direita, no encontro
 do BCAV. 8423,a 9 de Setembro de 1995, em Águeda.
 Reconhecem-se, da esquerda para a direita, os também
 furriéis Cardoso (de pé), Ribeiro (2 vezes) e Flora

A 9 de Janeiro de 1975, o comandante Almeida e Brito reuniu, no Quitexe, com os Cavaleiros do Norte eleitos para a Comissão do MFA - o Movimento das Forças Armadas. 
O objectivo, da parte do MFA, era «incrementar a sua acção de democratização», pelo que, refere o Livro da Unidade, «foi estendendo as suas actividades às unidades».
Os furriéis Cruz e Viegas, dos eleitos do MFA, na Ave-
 nida do Quitexe (ou Rua de Baixo), num momento de «des-
 cansar os olhos». como se imagina pelos balões adaptados
A reunião com o comandante Almeida e Brito serviu para informações e esclarecimentos, no sentido de «obter da sua actividade o melhor rendimento». 
Dois dias antes, a 7 de Janeiro e como sabemos, «o delegado do BCAV. no MFA compareceu numa reunião de trabalho no Comando de Sector do Uíge», em Carmona. Reunião que decorreu na Zona Militar Norte (ZMN) e envolveu delegados de todas as unidades do Comando do Sector do Uíge (CSU). Foi o furriel miliciano António José Dias Cruz quem, no «âmbito deste Movimento», se me lembro bem, representou a classe de sargentos do BCAV. 8423. Ao tempo e devido à escassez de informação credível, todos nós sentíamos muita necessidade de, por exemplo, saber o que se passava em Portugal.
A Cimeira Angolana na primeira página
 do Diário de Lisboa de 9 de Janeiro de 1975


Costa Gomes na
Cimeira do Alvor

A Cimeira do Alvor estava marcada para 10 de Janeiro de 1975 e, na véspera - hoje se fazem 42 anos... -, soube-se que Costa Gomes, o Presidente da República de Portugal, presidiria à sessão de abertura.
«A Cimeira e a consagração de 13 anos de luta armada dos movimentos de libertação de Angola», reportava o Diário de Lisboa desse dia (na imagem), acrescentando que «não resolverá, certamente, todos os problemas da independência de Angola».
Jonas Savimbi, presidente da UNITA, por sua vez, alertou que os três movimentos, afinal «não estabeleceram em Mombaça uma plataforma de negociação comum com Portugal». «Subsistiram dúvidas», disse o presidente da UNITA, em declarações ao jornal «Le Soleil».
Ao Alvor ainda não tinha chegado nenhum dos presidentes dos três movimentos. Holden Roberto deveria aterrado às 11,20 horas, mas uma (alegada) avaria atrasou-lhe a viagem, desde Tunes. Esperava-se que Agostinho Neto chegasse «ao fim da manhã, princípio da tarde» e quanto a Jonas Savimbi «a sua chegada reveste-se do maior mistério». O próprio protocolo de Estado encarregado dos contactos com a sua delegação «não tinha qualquer previsão sobre a chegada».
O furriel Luís Capitão na
 passagem de ano da 1974
 para 1975, no Quitexe

Furriel Luís Capitão
faria hoje 65 anos

O companheiro Luís Capitão tinha esta singularidade: era Capitão de apelido e furriel miliciano de patente militar. Atirador de Cavalaria.
A curiosidade suscitava imensas brincadeiras entre a classe, com piadas e trocadilhos (nem sempre) adequados, mas a que ele sempre reagia com bonomia e boa disposição.
Luís Ribeiro Capitão, concluída a comissão angolana, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975. E à sua Mata do Norte, em Caxarias, na freguesia da Urqueira, em Vila Nova de Ourém. Fez vida profissional como como maquinista da CP e, vítima de doença, faleceu a 5 de Janeiro de 2010 - a 4 dias de fazer 58 anos. Hoje, faria 65 e aqui o recordamos com saudade. RIP!

Sem comentários:

Enviar um comentário