CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

3 646 - Cavaleiros expectantes no Uíge e futebol em Portugal

Cavaleiros do Norte da CCS, na baixa de Luanda e em vésperas do regres-
 so a Portugal, todos 1ºs. cabos: João Estrela, António Medeiros (falecido a
 10 de Abril de 2003, no Porto e de doença), Miguel Teixeira,  Damião Viana
 (que hoje faz 65 anos, em Fânzeres, Gondomar) e Vasco Vieira ( Vasquinho) 
O padre Albino Capela no baptizado de Elisabete, que
tem ao colo e era da Família Rei, do Quitexe



Aos 19 dias de Janeiro de 1975, os Cavaleiros do Norte do Batalhão de Cavalaria 8423 continuavam expectantes quanto aos efeitos práticos da Cimeira do Alvor - que, curiosamente e por esse tempo, nós mais conhecíamos por Cimeira de Penina, por ser no hotel deste nome que se realizou, embora no algarvio Alvor.
Irmã Maria Augusta Capela, com Ricardo ao colo.-
Era (é) filho do alferes António Albano Cruz
Os murmúrios sobre a rotação do BCAV. 8423 para Carmona - a cidade capital do Uíge e que fica a uns 40 quilómetros do Quitexe - continuavam e dela se falava no dia-a-dia, mas nada de concreto se sabia. Se bem que o Pelotão de Morteiros 4281 já para lá tivesse rodado, começando a 20 de Dezembro de 1974 e concluindo a mudança no dia 4 de Janeiro de 1975. Mas era apenas uma das subunidades do BCAV. 8423, mais antiga até na sua missão de soberania por terras de Angola.

Missa a Igreja da
Mãe de Deus do Quitexe

Era domingo e alguns Cavaleiros do Norte participaram na celebração da missa da Igreja da Mãe de Deus do Quitexe, onde sacerdotava o padre Albino Capela, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. 
António Albino Vieira Martins Capela, de seu nome completo, regressou a Portugal e «com muita pena», disse ao blogue, abandonou a Ordem e o sacerdócio, licenciou-se em Humanidades na Universidade Católica, exerceu o professorado em Barcelos, casou e é pai de um casal, também avô e frequentador habitual dos encontros da CCS.
No Quitexe e com ele, também em missão, estava a sua irmã de sangue, a Irmã Maria Augusta Vieira Martins, da Congregação da Imaculada Conceição e Santo António, que continuou em Angola depois da independência e faleceu a 2 de Junho de 2006, quando estava de férias em Portugal, em Lisboa e de doença.
Imagens do Sporting-FC do Porto de
 19/01/1975 e os resultados e classificação
 da 1ª. divisão nacional de futebol,
do Diário de Lisboa

Futebol ao domingo
na Emissora Nacional


A tarde desse domingo foi também, inevitavelmente, para ouvir os relatos do campeonato nacional de futebol, da 1ª. divisão de Portugal - era o tempo que os jogos eram todos à mesma hora e nesse dia com dérbi: o Sporting recebeu e venceu (2-1) o FC do Porto, assim sendo o clube nortenho ultrapassado pelo Benfica, que foi ganhar (1-0) a Olhão e passou a liderar a prova.
Outros resultados desta 18ª. jornada da prova: Oriental-Vitória de Guimarães, 1-0; Belenenses-Académico(a), 1-3; Leixões-Farense, 3-0; Boavista-União de Tomar, 6-1; Sp. Espinho-Atlético, 3-2; CUF-Vitória de Setúbal, 1-1 (interrompido).
O Benfica passou a comandar, com 29 pontos, seguido do FC Porto (28), Sporting (26) e V. Guimarães (25). Depois, Boavista (23), Farense e Leixões (18), Belenenses (17), CUF (16), V. Setúbal (15), Atlético (14), União de Tomar (13), Oriental (12), Olhanense e Sp. Espinho (11) e, em último, o Académico(a) de Coimbra (10).
Damião Viana, há 42 anos e
 ainda 1º. cabo escriturário
dos  Cavaleiros do Norte


Os 23 anos de Damião, 
1º. cabo escriturário

O dia 19 de Janeiro de 1975 foi também, lá pelas bandas do Quitexe, tempo de o 1º. cabo Damião festejar os seus verdejantes 23 anos - tal como o furriel miliciano Fernandes, da 3ª. CCAV. 8423 (ver AQUI).
Damião Augusto  das Neves Viana era escriturário da CCS, muito discreto e sóbrio, prestável. Regressou a Portugal e a Valbom, em Gondomar, no dia 8 de Outubro de 1975. Faz carreira profissional na área da ourivesaria e reside em Fânzeres, também de Gondomar.
É para lá que o nosso abraço de parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário