Furriel Ramalho e 1º. cabo Beao, os sempre organizadores dos encontros anuais da 2ª. CCAV . 8423. Aqui, em Oleiros 2017 |
A repetição da foto dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, da sua «operação» em Oleiros, tem a ver com a identificação dos garbosos combatentes da 2ª. CCAV. 8423 - a do capitão José Manuel Cruz, que também, não falta a um «combate».
Além destes da imagem, outro esteve lá, mas só na concentração, não podendo estar no almoço: o Virgílio Frade Antunes, que é de lá perto (de Cambas)
Maria dos Anjos Jerónimo e João Rito (fa- lecido, de doença a 1 de Março de 2016), aqui no encontro de 2014, no Fundão! |
As amazonas não faltaram, dando ao encontro um sabor muito especial, mais afectuoso. Queremos sublinhar uma participação muito especial: a de Maria dos Anjos Jerónimo, viúva de João Jerónimo Rito, de Casdtelo Branco, que foi atirador de Cavalaria e faleceu a 1 de Março de 2016, vítima d doença. Maria dos Anjos já era habitual conviva destes encontros (com o mari-
do) e, no ano passado, já viúva, foi a Guimarães agradecer «as manifestações de carinho e apoio» recebidas na altura do passamento de João Rito.
Voltou a encontrar-se com os companheiros de Rito, nesta jornada de memó-
rias de Oleiros, feliz e emocionada por se encontrar e conviver com os rapazes que fizeram parte, muito importante, de uma época memorável da vida de João Rito, em terras de Angola.
Capitão José Paulo Fernandes |
Capitão Fernandes, 70
anos em Torres Vedras!
O capitão miliciano Fernandes foi comandante da 3ª. CCAV. 8423, a da saudosa Fazenda Santa Isabel, e está hoje em festa: comemora 70 anos!
José Paulo de Oliveira Fernandes, licenciado em engenha-
ria e ao tempo morador em S. Julião da Barra, em Oeiras, lá regressou a 11 de Setembro de 1975. Tinha sido louvado pelo comandante Almeida e Brito, porque «chamado a ocu-
par, ou a actuar, em diversas áreas, no cumprimento do processo de descolonização, algumas delas particularmente delicadas, conseguiu sempre orientar a sua subunidade de modo a garantir o cabal cumprimento das missões que lhe eram solicitadas».
O louvor do comandante do BCAV. 8423 destaca, em particular, «o desequi-
líbrio de forças» e a actuação da sua subunidade (a 3ª. CCAV 8423) «aquando da eclosão dos graves acontecimentos de confronto armado entre os movi-
mentos de libertação, na área do Quitexe». E bem grabes foram.
Já aposentado, mora agora em Torres Vedras, de boa saúde e melhor dispo-
sição, como ainda há momentos pudemos testemunhar, em conversa telefónica. Para ele vai o nosso abraço de parabéns!
José Nascimento em Luanda, Agosto 1975 |
Nascimento, furriel, 65
anos nos Estados Unidos!
O furriel miliciano Nascimento, vagomestre de Zalala, festeja hoje 65 aos nos Estados Unidos, onde está emigrado.
José António Moreira do Nascimento era natural e ao tempo residia na freguesia de Campanhã, no Porto. Jornadeou pela 1ª. CCAV. 8423 e lá voltou (ao Porto) a 9 de Setembro de 1975, depois de cumprida a jornada africana do Uíge angolano.
A vida levou-o para terras americanas, onde trabalhou e se reformou, lá vivendo a serenidade sexagenária, e para ele vai um abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário