CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

3 910 - Angola discutida na Zaire e a morte do furriel miliciano Farinhas!

Os furriéis milicianos Luís Costa, do Pelotão de Morteiros 4281, e Joaquim
 Farinhas, sapador da CCS - que hoje faria 65 anos. Faleceu, de doença, a 14
de Julho de 2005, na sua terra natal de Amarante. RIP!

Os furriéis Viegas, Neto e Farinhas
com o saudoso Papelino, o engraxa-
dor que não era... engraxador!

Aos 11 dias de Outubro de 1974 e em Kinshasa, capital do então Zaire, terminou o encontro entre a delegação portuguesa e o presidente Mobutu Sese Seko, para «conversações relativamente à descolonização de Angola».
A delegação nacional fora enviada pelo Presidente Costa Gomes e formada pelo general Fontes Pereira de Melo (Vice-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas), os tenentes coronéis Firmino Miguel e Gonçalves Ribeiro (Secretário de Estado da Administração Interna de Angola), comodoro Leonel Cardoso (da Junta Governativa), major Raúl Cabarrão (Comandante-Chefe das Forças Armadas em Angola) e Fernando Ribeiro (do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal).
Ao mesmo tempo, o presidente do MPLA declarava que «a continuação da nossa luta conta o colonialismo, hoje, tem de inscrever-se na perspectiva da luta contra o imperialismo, se não quisermos perder as importantes aquisições do nosso povo, na luta secular ela independência».
 Agostinho Neto acrescentou que «o colonialismo não desapareceu da nossa pátria», pois, sublinhou, «as forças militares de ocupação continuam presentes, a economia continua controlada pelos mesmos colonos, arbitrariedade policial e administrativa continua a existir, o poder político ainda não assou às mãos do nosso povo».
Furriel Joaquim A.
 Loio Farinhas

Furriel Farinha, sapador,
faria hoje 65 anos !

O furriel miliciano Farinhas faria hoje 65 anos. Faleceu a 14 de Julho de 2005, de doença e em Amarante, a sua terra natal.
Joaquim Augusto Loio Farinhas integrou o Pelotão de Sapado-
res, comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro, da CCS e do Quitexe. Problemas disciplinares lavaram a que deixasse os Cavaleiros do Norte em Março Falei com ele em 1996, sensibi-
lizando-o para o encontro do BCAV. 8423 desse ano - mas não aderiu. 
«A tropa não me diz nada...», comentou o Joaquim Farinhas, desculpando-se do «não».Tinha estado emigrado nos Estados Unidos e trabalhava nos Serviços Florestais e dele, dessa conversa telefónica, recordo a mesma sensação de melancolia que lhe conhecia de Angola. Hoje e aqui o recordamos com saudade. RIP!!! - Ver  AQUI


Abílio Duarte

Abílio Duarte, 64 anos

em Baguim do Monte!

O soldado condutor Duarte juntou-se aos Cavaleiros do Norte já em Carmona e é companheiro dos encontros anuais da CCS.
Abílio Alberto de Sousa Duarte era da incorporação de 1974 (nós, os BCAV´s 8423, da de 1973) e apresentou-se no BC12 em, creio, rendição individual. Não regressou a Portugal com os Cavaleiros do Norte, nas é conviva habitual dos encontros da CCS.
É natural e residente em Baguim do Monte, no concelho de Gondomar, para onde vai o nosso abraço de parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário