CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 21 de outubro de 2017

3 920 - A morte do alferes Meneses, o assassínio do Mendes de Zalala!

A entrada (porta d´armas) do aquartelamento de Aldeia Viçosa, Uíge
angolano, onde esteve instalada da 2ª. CCAV. 8423 dos Cavaleiros do Norte


Cavaleiros do Norte de Zalala: Santos e furriéis milicianos
 Jorge Manuel Mesquita Barreto (que hoje faz 66 anos em
Baguim do Monte, Gondomar) e José António Nascimento,
do Porto e emigrado nos Estados Unidos

O dia 21 de Outubro é de efemérides pouco agradáveis para os Cavaleiros do Norte: está associado a dois companheiros já falecidos, em anos diferentes: o alferes miliciano Meneses, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa (que hoje faria 65 anos), e do soldado Moreira, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Assassinado em Penafiel.
Manuel Meneses Alves apresentou-se em Aldeia Viçosa no mês de Fevereiro de 1975, transferido de uma Companhia de
O alferes Manuel Meneses Alves, da
2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa,
faleceu de doença há 4 anos, em Leiria
Caçadores que actuava em Cabinda.
Notabilizou-se em Carmona, a 13 de Abril de 1975, «durante uma manifestação não autorizada superiormente» e na qual se verificou «confronto entre elementos de 2 movimentos emancipalistas, com uso de armas de fogo na via pública».
O alferes Meneses Alves «actuou de forma rápida, decidia e enérgica, não deixado dúvidas quanto à determinação do pequeno grupo que comandava, com o que conseguiu a detenção de dois dos elementos em confronto e ainda, de imediato, ter feito abortar a manifestação». O facto justificou louvor do comandante do BCAV. 8423.
Meneses Alves foi empresário do sector da alimentação e transformação de carnes, em Leiria, e ali faleceu (de doença grave) a 16 de Maio de 2013. Não sem que, antes (e por duas vezes), conhecendo o seu destino, organizasse encontros de despedida da família e dos amigos. Ver AQUI.
RIP!!!
A casa onde Agostinho Mendes Moreira foi
assassinado a 21 de Outubro de 2009

O assassínio do
bruxo de Penafiel

Agostinho Mendes Moreira foi soldado atirador de Cavalaria de Zalala e regressou a Portugal o dia 9 de Setembro de 1975. À sua terra de Rio de Moinhos, em Penafiel.
Agostinho Moreira,
o Bruxo de Rio
Moínhos
Tornou-se conhecido nacionalmente por exercer actividades ligadas à bruxaria, ganhando o epíteto de Bruxo - o Bruxo de Rio de Moínhos. Foi assaltado e morto à pancada na madrugada de 21 de Outubro de 2009. Foi encontrado pelo padeiro, na sua casa do Sobreiro (onde vivia com um irmão deficiente), e estava seminu, deitado de barriga para baixo e com as mãos amarradas. Foi  assassinado à pancada e o roubo o móbil do crime: desapareceram 300 000 euros. O assalto foi feito por 5 homens, todos seus conhecidos, mas dois deles viriam a ser absolvidos do crime de assassinato. Um deles foi condenado a 20 anos de cadeia, dois outros, e cada um, a 19 anos - todos os três responsáveis pelo assassinato. Dois outros, a 6 e 7 anos, condenados apenas por roubo.
Ver AQUI e AQUI
Jorge Barreto

Furriel Barreto, 66 anos
em Baguim do Monte!

O furriel enfermeiro Barreto, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, esta hoje em festa, dia 21 de Outubro de 2017: comemora 66 anos!
Jorge Manuel Mesquita Barreto é natural de Mira, na Bairrada do leitão e do bom espumante, mas, após a jornada africana do Uíge angolano, regressou a Portugal e trabalhou toda a vida civil (como enfermeiro) no Porto, radicando-se em Baguim do Monte, Gondomar. É um infaltável dos encontros dos «zalala´s». Para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário