O furriel Rodrigues por terras uíjanas do norte de Angola, em 1974/1975 |
Rodrigues e Angelina |
Um grupo de Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, deslocou-se no sábado, 30 de Novembro de 2019, ao cemitério de S. Cosme do Vale, em Vila Nova de Famalicão, em romagem de saudade e memória do furriel miliciano Américo Rodrigues.
Américo Joaquim da Silva Rodrigues foi atirador de Cavalaria mas acumulou com as funções de vagomestre, que exerceu de «maneira eficiente e dedicada», por isso sendo louvado, também «pelo interesse e desejo de acertar demonstrado, impondo-se à consideração da subunidade, o que leva a afirmar ter sido preciosa a sua colaboração, pelo muito que ele contribuiu para facilitar a acção do comando».
O louvor foi publicado na Ordem de Serviço nº. 165 e sublinha também «a colaboração prestada aos seus superiores» e o facto de os seus serviços serem «sempre desejados e compreendido pelos seus subordinados».
A morte do furriel
Américo Rodrigues
O furriel Rodrigues, vítima de doença, faleceu a 30 de Agosto de 2018 e foi enterrado no cemitério de S. Cosme do Vale, onde 15 meses depois e antes do tradicional almoço de Natal dos «zalala´s», de que era grande animador, se deslocaram o Jorge Queirós, o Pinto, o Mota Viana e o António Agra (Famalicão), em romagem de memória e lá depositando simbólico ramos de flores, em honra da saudade e da camaradagem que se semeou e cresceu nos tempos da tropa e se multiplicou pela vida fora.
«Estamos contigo!!!...», assim deixaram em recado, os 34 «zalala´s», em nome dos Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, assim tornando eterna a saudade de um grande amigo dos tempos castrenses, desde a Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, às terras uíjanas do norte de Angola.
A família mais íntima do Rodrigues, surpreendida e emocionada, divulgou «do fundo do coração», uma mensagem dirigida aos «zalala´s». «De mim e dos meus filhos, o nosso agradecimento», disse Angelina Rodrigues, a viúva, um desejo formulando: «Deus vos abençoe e proteja, sempre com muita saúde, paz e muito amor».
Casal Bento: madame Cecília e monsieur Francisco |
Furriel F. Bento |
Bento, furriel da CCS,
com festa de anos em casa!
O furriel miliciano Francisco Manuel Gonçalves Bento tem festa de anos em casa. Hoje, dia 2 de Dezembro de 2019: os da sua «mais-que-tudo» Cecília.
Especialista de operações e informações, imortalizou-se no Quitexe, em Carmona e finalmente no Grafanil, não (só...) pelo seu bom feitio e camaradagem, mas principalmente pelo seu inimitável papagaio - ou papagaia?!... -, que, muito bem ensinado, palrava os mais simpáticos palavrões da caserna, enchendo de graça o quotidiano da CCS.
O Bento anda pelas Franças da sua vida e, de braço dado à sua amada Cecília, participou no encontro da CCS de 2019 . Foi uma alegria e é com ela (a alegria) que hoje saudamos o aniversário de madame Cecília, embrulhando o cumprimento num grande abraço para o Bento. Parabéns!
José Rocha, condutor de Zalala, em 1974/75 |
Rocha de Zalala, 67
anos em V. N. de Gaia!
O soldado Rocha, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 67 anos a 2 de Dezembro de 2019.
José Alves da Rocha, é este o seu nome completo, foi condutor auto-rodas de especialidade, também passou por Vista Alegre (e destacamento de Ponte do Dange), pelo Songo e pela capital cidade de Carmona (Uíge). Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, há mais de 44 anos e à sua residência do lugar de Vila Chã, da freguesia de Arcozelo, município de Vila Nova de Gaia - onde ainda reside.
É para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário