O grupo de Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da saudosa e mítica Fazenda Zalala, que hoje se encontraram no Almoço de Natal de 2019, sob «comando» do agora major reservista Davide Castro Dias |
Natal dos Zalala´s de 1974 em Vista Alegre. Reconhecem-se os furriéis Queirós (terceiro, à esquerda) e Eusébio (primeiro da direita). Quem identifica os outros? |
Um grupo de Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 esteve hoje reunido no já tradicional Almoço de Natal.
A «mobilização» foi dos furriéis milicianos Mota Viana e Plácido Jorge Queirós e os garbosos ex-combatentes «combateram» sob comando do agora reservista major Davide (com um «e») Castro Dias, na parada do Assador Típico, na invicta cidade do Porto, desembrulhando saudades e memórias da jornada africana que (n)os levou a terras africanas do Uíge angolano.
Há 45 anos, a consoada dos Cavaleiros do Norte de Zalala foi diferente e mais comovente, no refeitório do quartel da uíjana Vista Alegre, com ementa de bacalhau e entradas de rissóis e chouriço assado, carapauzinhos com arroz de tomate e posta laminada, rabanadas e leite creme, vinhos verdes e maduros, com café. Tudo «argamassado» em boa conversa e um mar de contagiante alegria e... saudades!
Hoje, o tempêro foi de saudades, também, e também de memória dos Cavaleiros do Norte que já partiram. O blogue aqui deixa, em registo, a saudade maior: a do furriel Américo Rodrigues, que a 30 de Agosto de 2018, partiu para a grande viagem e foi um dos grandes animadores dos encontros dos «zalalas».
Letras, Costa, António Guedes e Gomes, quatro furriéis de Aldeia Viçosa em 1974 |
António Guedes |
Guedes, furriel da 2ª. CCAV.,
já teve alta hospitalar !
O António Artur Guedes, que foi furriel miliciano dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa.
O Guedes foi vítima de um AVC e teve de, de urgência, ser internado no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, a 6 de Dezembro de 2019.
A alta médica foi já anteontem e regressou à sua casa de Foros de Salvaterra ao fim da tarde de anteontem (dia 12). «Está com vontade de recuperar e a querer fazer tudo sozinho», disse-nos o filho, Pedro Guedes, acrescentando, confiante, que «tudo irá correr a bom porto».
Força, companheiro Guedes! Já outras batalhas venceste, não és dos de desistir. Grande abraço! Enorme António Artur César Monteiro Guedes!!
Sem comentários:
Enviar um comentário