CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 6 de abril de 2021

5 391 - Quantos mortos? Quantos feridos? O comandante em Vista Alegre!

 

A baía de Luanda, vista da ilha (restinga), perto da marina, no dia9 de Outubro de 2019,
quando por lá passou o furriel Viegas (na foto) da CCS do BCAV. 8423 - mais de 44 anos 
depois das segundas féria angolanas de 1975

Os furriéis milicianos António A. Rebelo (que hoje
 festeja 69 anos, em Guimarães), Amorim Martins,
Abel Mourato (que faleceu a 2 de Junho de 2020,
 vítima de doença e em Vila Viçosa) e Mário Matos
 - todos da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa

Domingo, 6 de Abril de 1975!!!
É domingo e o comandante Carlos Almeida e Brito deslocou-se a Vista Alegre, onde se aquartelava a 1ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano Davide Castro Dias.
O assunto era simples: tratar de assuntos de natureza operacional. E fez-se acompanhar pelos capitães José Diogo Themudo (2º. comandante) e José Paulo Falcão (oficial adjunto e de operações, que faleceu a 9 de Dezembro de 2019, de doença e em Coimbra). A 20 de Junho de 2003 e subitamente, em Espanha, falecera o comandante Almeida e Brito.
Luanda, no mesmo dia desse ano foi mais um dia de férias de Cruz e Viegas, furriéis milicianos da CCS, e no almoço com amigos civis falou-se dos incidentes de Luanda, de dias antes.
Quantos mortos?
Quantos feridos?
Calculava-se em mais de uma centena o número  de vítimas mortais, e muitos mais feridos, muitos mais..., mas ninguém sabia com rigor, nem sequer as autoridades oficiais. Os números falados na imprensa podiam ser especulativos e, pela certa, pecando por defeito. 
A comunidade branca, a que vivia na cidade do asfalto, a mais urbana e cosmopolita (principalmente europeia, ou dela originária...) começava a sentir-se inquietada. E engravidada de dúvidas!!! Para tal tinha boas/más razões!
António Rebelo

Rebelo, furriel de Aldeia Viçosa,
69 anos em Guimarães!

O furriel miliciano António Augusto Farias Novais Rebelo, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 69 anos a 6 de Abril de 2021.
Especialista de transmissões, também jornadeou por Carmona (a actual cidade do Uíge e capital da província deste nome), tendo regressado a Portugal no final da sua jornada africana de Angola, no dia 10 de Setembro de 1975 - a S. Torcato, em Guimarães.
Funcionário público já aposentado, trabalhou como tesoureiro da Câmara Municipal vimaranense e é nesta cidade vive e para onde mandamos o nosso abraço de parabéns!

Jaime Rego

Rego, 1º. cabo de Zalala, 
faleceu há 21 anos !

O 1º. cabo Jaime de Jesus Rego, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, faleceu há 21 anos, a 6 de Abril de 2000.
Condutor auto-rodas da mítica Fazenda de Zalala, depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, do Songo e de Carmona, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se no Casal de Laranjeira, no município do Cartaxo.
Terá sido nesta localidade que faleceu, por razões que desconhecemos, naquela data e quando tinha apenas 48 anos. Nascido a 20 de Março de 1952.
Hoje o recordamos com muita saudade. RIP!!!
Virgílio Antunes


Frade de Aldeia Viçosa,
69 anos em Oleiros !

O 1º. cabo Virgílio Frades Antunes, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 6 de Abril de 2020.
Atirador de Cavalaria, este Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa (e depois de Carmona) regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975, fixando-se no Sítio das Canicas, da freguesia de Cambas, no município de Oleiros, de onde é natural e onde então residia.
Emigrou para França e por lá fez vida profissional durante muitos anos. Em 2017, surpreendeu os seus antigos companheiros, participando no encontro de Oleiros. Abraço de parabéns para ele!
Fazenda Santa Isabel

Coelho de Santa Isabel, 
69 anos no Bombarral !

O soldado Coelho, auxiliar de cozinha da 3ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 6 de Abril de 2021.
Manuel da Silva Coelho, de seu nome completo, serviu os Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel - e depois no Quitexe e em Carmona - e voltou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, à freguesia de Vermelha, no município do Cadaval, onde morava. A vida deu as suas «voltas» e o Coelho vive agora no Bairro do Calvo, no vizinho Bombarral, para onde vai o nosso abraço de parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário