CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 4 de julho de 2021

5 482 - A Polícia de Informação Militar (PIM) do Quitexe! O final da «Operação Castiço DIH»!

Os milicianos furriel Agostinho Belo e alferes Carlos
Silva, que dia 6 de Junho festeja 69 anos em Ferreira
 do Zêzere. Ambos da 3ª. CCAV. 8423, a da
Fazenda Santa Isabel

Crachá dos Flechas

A 4 de Julho de 1974, há 47 anos, «completou-se o quadro orgânico da Polícia de Informação Militar» - PIM do Quitexe. 
A data foi também tempo de apresentação do Chefe de Posto desta Polícia, instalado na vila uíjana que era sede do BCAV. 8423.
Não tenho grande memória da PIM, a não ser, e sem grande pormenor, da participação dos Flechas (seu braço armado) numa operação conjunta - a Castiço DIH - logo nos nossos primeiros tempos de Angola.
A da nossa estreia operacional em picadas, trilhos e matas do uíjano angolano - por onde tantos lutos e dores se sentiram desde o princípio e por toda a guerra colonial.
Do Chefe de Posto da PIM também não, não sei quem seria e poucos, muito poucos, conheceriam a sua identidade, devido ao carácter secreto da organização - que era uma espécie de sucedâneo da PIDE/DGS, mas por lá com «trabalho» na área militar.
Terá sido por estes dias, aliás que se completou a «Operação Castiço DIG», durante a qual se registou «novo contacto como o IN na «central» do Negage, novamente sem consequências», como retrata o livro «História da Unidade», mas, acrescenta, «desenvolveu-se elevado úmero de acções e operações em toda a ZA, mas nomeadamente sobre Mungage, Aldeia e Tabi»
Baixa do Mungage de onde, recordemos, o PELREC evacuou um soldado da 41ª. Companhia de Comandos, vítima de uma mina anti-pessoal e que, lamentavelmente, «sofreu a amputação de um pé».
Alferes Carlos Silva

Alferes Carlos Silva festeja
69 anos em Ferreira do Zêzere

O alferes Carlos de Almeida Silva, oficial miliciano da 3ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 6 de Julho de 2021 e em Ferreira do Zêzere.

Atirador de Cavalaria, especializou-se na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e foi combatente dos Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel, também passando pelo Quitexe e Carmona, a cidade capital do Uíge e com este nome desde a independência.
Regressando a Portugal e a Outeiro do Marco, freguesia do Beco, em Ferreira do Zêzere, a 11 de Setembro de 1975, mas rapidamente «voou» para Angola, enamorado e para, a 14 de Outubro de 1975, se casar com Belmira, conterrânea de Tomar e ao tempo a viver em Luanda, ambos semeados d´amores, tão fortes que perduram até aos dias de hoje.
Aposentado bancário, vive os prazeres da reforma na sua aldeia natal, envolvido em actividades associativas locais ligadas à cultura, ao folclore e ao prazer da fotografia. Parabéns!
- «Combates entre angolanos e amores de toda uma vida» - Ver AQUI


Cozinheiro Alcino
iria fazer 69 anos!

O 1º. cabo Alcino Fernandes Pereira, da CCS do  BCAV. 8423, faria 69 anos a 5 de Julho de 1917. Faleceu a 25 de Junho de 1984.
Cozinheiro de especialidade militar, prestou serviço no refeitório geral dos Cavaleiros do Norte do Quitexe, depois em Carmona e no BC12, e era natural da Benfeita, freguesia de Cortegaça, do município de Mortágua. Lá voltou a 8 de Setembro de 1975, cumprida a sua (e nossa)  jornada africana de Angola, mas a vida levou-o até à Grande Lisboa. 
Trabalhou e viveu em Idanha, concelho de Sintra, e lá faleceu há 37 anos, por motivo que desconhecemos. Hoje o recordamos com saudade. RIP!

Sem comentários:

Enviar um comentário