CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 14 de julho de 2021

5 492 - As mortes do alferes capelão Almeida e do furriel sapador Farinhas! Comandante na Rio Duízio!


O antigo capelão militar José  Ferreira de Almeida 
nos anos  1978/79 do Século XX, já depois da sua 
jornada africana  do Uíge angolano
A torre da Igreja de Santa
Maria de 
Deus do Quitexe,
vendo-se a vila em fundo
O padre capelão José Ferreira de Almeida, alferes miliciano dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, faria 77 anos a 13 de Julho de 2021, ontem, mas faleceu, de doença cancerosa, a 2 de Março de 1995, aos 50 anos e quando era professor em Viseu.
Natural de Vila, lugar da freguesia de Silvã de Cima, no município de Sátão, onde nasceu a 13 de Julho de 1944, era filho do segundo casamento de Firmino Seixas de Almeida, viúvo, e de Maria do Carmo Ferreira. Foi ordenado sacerdote católico a 23 de Julho de 1967, aos 22 anos e por D. José Pedro da Silva, ao tempo Bispo da Diocese de Viseu.
Oficial miliciano com a patente de alferes, foi capelão militar de várias unidades que serviram no norte de Angola e, a partir de Junho de 1974, do BCAV. 8423, sediado no Quitexe, até Dezembro do mesmo ano, quando, em final de comissão, regressou a Portugal.
AQUI o recordámos a 27 de Dezembro de 2017, evocando o seu recato e de ser relativamente jovem, talvez na casa dos 30 anos. E de muitas vezes o observarmos em conversas com os jovens Cavaleiros do Norte, principalmente com os praças. Estávamos certos: tinha mesmo 30 anos.

Regressado a Portugal, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, viria a abandonar o sacerdócio em 1978/1979 e casar em 1992 com Conceição Isabel Rodrigues da Silva, técnica administrativa do Centro de Saúde de Viseu, agora com 72 anos e depois de um longo processo canónico.
Os caminhos da vida levaram a que enveredasse pelo ensino, tendo sido professor de Português em várias escolas do distrito de Viseu, cidade onde sempre viveu e onde está sepultado.
Faleceu quando se preparava para iniciar o doutoramento e foi sempre muito apaixonado pelo estudo da literatura, especialmente Aquilino Ribeiro e Miguel Torga, que, ironicamente, conheceu no IPO de Coimbra, quando ambos estavam às portas da morte
.
Hoje o recordamos com saudade!
O furriel miliciano
Joaquim Farinhas

Furriel sapador Farinhas
faleceu há 16 anos !

O furriel miliciano Joaquim Augusto Loio Farinhas faleceu a 14 de Julho de 2005 há 16 anos, de doença e na sua natal terra de Amarante.
Sapador de especialidade militar, deixou a CCS do BCAV. 8423 já em Carmona e em Março de 1975, por razões de natureza disciplinar, ocorridas no Quitexe. Deixou-nos, então, um bom companheiro, com quem falámos em 1994/95, a preparar um dos encontros de Águeda. Que não, que não e não, não participava..., que a tropa não lhe dizia nada!!
O seu murmúrio de protesto era o mesmo dos tempos do Quitexe, quando o víamos meditabundo, algo sorumbático, emocionalmente revoltado, mas sempre solidário e partilhante, com troco permanente para qualquer desafio de palavra ou de acto, que lhe fosse posto na terra saudosa do Quitexe,
Esteve emigrado nos Estados Unidos e foi guarda-florestal na zona amarantina, tendo falecido a 14 de Julho de 2005, vítima de doença.
Hoje o recordamos com muita saudade! RIP!!!
C. Almeida e Brito
Cmdt. do BCAV. 8423


Cavaleiros do Norte
em 1974 e 1975 !

O dia 14 de Julho de há 47 anos (em 1974) foi tempo para o tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423, se deslocar a Fazenda Rio Duízio, no âmbito da campanha de «mentalização das populações».

O comandante dos Cavaleiros do Norte tinha estado no Comando do Sector do Uíge (CSU) na parte da manhã e, à Fazenda Duízio, fez-se acompanhar pelas autoridades eclesiásticas (padre Albino Capela) e civis do Quitexe - provavelmente o administrador Pimentel Teixeira, ou o substituto Galina.
Um ano depois (já em 1975), há a lembrar e citamos o livro «História da Unidade», «o constante afluxo de refugiados da FNLA a Carmona», que nesse dia se iniciou. A guerra civil angolana, que tantos lutos iria gerar, estava em parto e com muitas fracturas humanas e políticas.

Augusto Mota, 1º.
cabo da 3ª. CCAV

Mota, 1º. cabo enfermeiro de Santa
Isabel, festeja 69 anos em Lousada!

O 1º. cabo enfermeiro Mota, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 69 anos a 14 de Julho de 2021.
Augusto António dos Santos Mota, é este o seu nome completo, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, depois de também ter passado pelo Quitexe e por Carmona, e fixou-se em Cristelos, povoação natal do concelho de Lousada. Mora agora um bocadinho ao lado, em Silvares, localidade do mesmo município, e desenvolve a sua actividade empresarial na área da restauração (padaria).

Parabéns!
Vicente Alves

Vicente, condutor da CCS,
69 anos em Vila de Rei !

O soldado condutor Vicente José Alves, da CCS do BCAV. 8423, comemora 69 anos a 14 de Julho de 2021.
Natural do lugar de Cucados, em Vila do Rei, lá voltou a 8 de Setembro de 1975 e por lá continuou a sua vida, trabalhando na área da construção civil (que expandiu para a área da Grande Lisboa). Agora, já reformado, mora em Estevais da mesma Vila de Rei, onde constituiu família.
Activo nos encontros dos Cavaleiros do Norte da CCS, coorganizou o de 2010 (em Ferreira do Zêzere) e organizou o de 2017 - o do Regimento de Cavalaria 4, a nossa unidade mobilizadora, no Campo Militar de Santa Margarida.
Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário