CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 6 de julho de 2021

5 484 - Comandante em Aldeia Viçosa e Fazenda Negrão, com o padre Albino Capela!

Irmã Maria Augusta, NN (?), alferes milicianos Hermida (de bigode), Pedrosa,
 , Simões, Cruz, Ribeiro e Garcia (dedo a apontar). À frente, o padre Albino Capela.
Todos na escola primária da sanzala do Canzenza, ao lado do Quitexe

O capitão miliciano José Manuel Cruz e o
tenente-coronel Almeida e Brito, coman-
dantes da 2ª. CCAV. e do BCAV. 8423


Há 47 anos e no dia 7 de Julho de 1974, o comandante Carlos Almeida e Brito,  deslocou-se à 2ª. CCAV. 8423, aquartelada em Aldeia Viçosa, e ao Destacamento da Fazenda Negrão.
Os Cavaleiros do Norte desta vila uíjana eram comandados pelo capitão miliciano José Manuel Cruz e a coluna incluiu o padre Albino Capela - que era o titular da Missão Católica do Quitexe, que incluía as áreas (administrativas) de Aldeia Viçosa, Vista Alegre e Cambamba, pelo menos.
O padre Albino Vieira Martins Capela era da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e, sempre que possível, aproveitava as escoltas militares para estar com as (suas) comunidades católicas e foi o caso desse domingo de há 43 anos - ora nas localidades administrativamente mais, ora nas sanzalas e até em fazendas.
«Sempre fui muito bem recebido por toda a gente. Quando ia celebrar missa a uma sanzala, os nativos faziam uma festa: cantavam, dançavam tocavam batuque. E nesse dia sabia-se que havia churrasco na casa do soba», recorda-se o padre Albino Capela, que no Quitexe tinha a irmã (de sangue) Maria Augusta Vieira Martins - a Irmã Maria Augusta da Congregação a Obra da Imaculada Conceição e Santo António, depois de iniciada na Congregação da Obra de Santa Zita.
Dois irmãos dedicados à causa religiosa, naturais da Carvalheira, em Terras do Bouro. A Irmã Maria Augusta faleceu a 21 de Junho de 29006, vítima de doença cancerosa, em Lisboa. Era a mais velha de 9 irmãos.


Luís F. Costa, furriel
miliciano do Pelotão
de Morteiros 4281
Luís Costa, furriel do Pelotão
de Morteiros, 69 anos no Estoril!

O furriel miliciano Costa, do Pelotão de Morteiros 4281, festeja 69 anos a 7 de Julho de 2021, no Estoril.
Aquartelado no Quitexe, o pelotão era  comandado pelo alferes miliciano João Leite, açoriano emigrado nos Estados Unidos, e o quadro de comando incluía o 2º. sargento Gomes (na secretaria) e o furriel miliciano Fernando Pires. Anfitrionou e foi contemporâneo da CCS do BCAV. 8423, os Cavaleiros do Norte, na vila do Quitexe.
Luís Filipe dos Santos Costa, de seu nome completo, é natural do Estoril e lá voltou no final da comissão em Angola, iniciada a 16 de Abril de 1974. Saiu do Quitexe a 20 de Dezembro desse mesmo ano e para Carmona, concluindo a rotação a 3 de Janeiro de 1975.
Regressado a Portugal, em data que desconhecemos, fez vida profissional na área da contabilidade e serviços, estando já aposentado (da SONAE). Vive no Estoril, dividindo a sua reforma com a administração de um condomínio de Cabanas de Tavira, no Algarve. Para lá (onde estiver neste dia 7 de Julho de 2021), vão os nossos parabéns pelos seus 69 anos!

Leiria faz 69 anos
no Fogueteiro !

O 1º. cabo Leiria, atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, faz 69 anos a 7 de Julho de 2021.
Fernando José Trigoso Leiria integrou esta subunidade dos Cavaleiros do Norte até Setembro de 1974, quando foi punido com 20 dias de prisão disciplinar agravada (OS nº. 84), depois agravada para 30 dias, pelo Comando do Sector do Uíge (OS nº. 97) e para 40 dias, pela Região Militar de Angola (OS 122). Despromovido a soldado, foi transferido para a 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa.
Residia na Brandoa, concelho de Oeiras, e lá voltou a 10 de Setembro de 1975. Sabemos que, actualmente, mora no Fogueteiro, em Almada, onde amanhã faz 69 anos. Parabéns


Sem comentários:

Enviar um comentário