Cavaleiros do Norte do PELREC fotografados na Fazenda Luísa Maria. Atrás, 1º. cabo Hipólito e furriel Viegas. À frente, Caixarias, 1º. cabo Silvestre e Marcos |
O comandante Carlos Almeida e Brito deslocou-se ao Destacamento da Fazenda Luísa Maria no dia 13 de Outubro de 1974. Lá estava aquartelado um Grupo de Combate dos Cavaleiros do Norte, provavelmente o do alferes miliciano Jorge Capela, da 2ª. CCAV. 8423.
A visita era de carácter oficial, enquadrava-se no plano de «contactos operacionais» e o tenente-coronel de Cavalaria e comandante dos Cavaleiros do Norte do BCV. 8423, fez-se acompanhar de vários oficiais da CCS.
José A. da Liça |
José da Liça de Zalala, 69
anos em Viana do Castelo!
O soldado José Afonso da Liça jornadeou pela Fazenda Maria João, a da Fazenda Santa Isabel, e depois pela vila do Quitexe e cidade de Carmona.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, também passou por Vista Alegre / Destacamento de Ponte do Dange, Songo e Carmona. Terá regressado a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, mas o seu nome não consta da lista de embarque desta subunidade do BCAV. 8423.
Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: Moura, Silva (Montalagre e/ou Mamarracho) e Pereira. À frente, 1º. cabo Dorindo e furriel M. Dias |
Silva, o Montalegre, e/ou o
O soldado Fernando Alves da Silva foi condutor da 1ª. CCAV . 8423, a da Fazenda Maria João, a de Zalala, e faria hoje 69 anos. Dia 13 de Outubro de 2021. Faleceu há 26 anos, a 27 de Julho de 1995.
Natural de Montalegre e por este nome conhecido (e também por Mamarracho), lá voltou a 9 de Setembro de 1975, fixando-se na natal terra de Vilar de Perdizes - naquele município transmontano. Nada mais sabemos dele, a não ser, por informação do furriel miliciano João Custódio Dias (TRMS), que já faleceu, naquela data - desconhecendo nós o motivo. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário