A Cimeira entre Portugal e os três movimentos de libertação de Angola (o MPLA de Agostinho Neto, a FNLA de Holden bRoberro e a UNITA de Jonas Savimbi) continuava no Alvor e a 13 de Janeiro de 1975, uma segunda-feira de há
49 anos, soube-se que, embora sem confirmação oficial, o dia 11 de Novembro estava apontado como o da independência de Angola.
49 anos, soube-se que, embora sem confirmação oficial, o dia 11 de Novembro estava apontado como o da independência de Angola.
Assi seria!
Sabia-se também, de acordo com o «Diário de Lisboa» (que agora fomos rever), que «a constituição e chefia do futuro Governo» - o Governo de Angola, be entendido... - era um dos pontos mais relevantes, e de resto dos mais discutidos, das «intensas negociações» que decorriam na Cimeira do Alvor.
Os três movimentos de libertação pretendiam 5 ministérios para cada um e dois para Portugal. Opôs-se a delegação portuguesa, liderada pelo major Melo Antunes, contrapondo «4 pastas para cada uma das partes» - 4 para Portugal, 4 para o MPLA, 4 para a FNLA e 4 para a UNITA.
Quanto à liderança do futuro Governo angolano, Portugal lançou a ideia de ser rotativa, ou colectiva. Ver AQUI e AQUI
Mal adivinhavam, todos os participantes da Cimeira do Alvor - portugueses e angolanos! -, o que o futuro lhes reservava, para os meses e anos mais próximos! Nem, obviamente, poderiam imaginar!
Os três movimentos de libertação pretendiam 5 ministérios para cada um e dois para Portugal. Opôs-se a delegação portuguesa, liderada pelo major Melo Antunes, contrapondo «4 pastas para cada uma das partes» - 4 para Portugal, 4 para o MPLA, 4 para a FNLA e 4 para a UNITA.
Quanto à liderança do futuro Governo angolano, Portugal lançou a ideia de ser rotativa, ou colectiva. Ver AQUI e AQUI
Mal adivinhavam, todos os participantes da Cimeira do Alvor - portugueses e angolanos! -, o que o futuro lhes reservava, para os meses e anos mais próximos! Nem, obviamente, poderiam imaginar!
do Duque de Bragança !
Os dias desses meados de Janeiro de 1975 iam sendo riscados do calendário, decorria a Cimeira do Alvor e, pelas bandas do Uíge angolano, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam a sua jornada africana.
Cumprindo tarefas operacionais diárias e, muito expectantes, aguardando os dias do seu futuro.
O que iria acontecer nos tempos mais próximos?, quais seriam as suas próximas missões? Que papel lhe estaria destinado?
O que iria acontecer nos tempos mais próximos?, quais seriam as suas próximas missões? Que papel lhe estaria destinado?
Ninguém sabia.
Todos desejavam saber.
Sabia-se é que, de alguma forma despreocupadamente, tanto quanto era possível..., as quatro Companhias dos Cavaleiros do Norte se organizavam para proporcionar lazer que afortunasse os tempos que por lá se viviam. Havia o futebol, também as sessões de cinema, e passou-se à «dinamização de passeios de fim de semana para alguns dos militares», nomeadamente às famosas Quedas do Duque de Bragança.
As imagens que hoje publicamos, e sem data, referem-se a alguns desses passeios turísticos dos Cavaleiros do Norte, feitos não em luxuosos autocarros e outras mordomias...), mas nas duras Berliets de transporte militar (que davam para todo os serviços e mais alguns...) - que se transformaram, assim, de meio transporte para zonas de guerra, de teatro operacional, para este pacífico e apetitoso serviço de lazer.
Todos desejavam saber.
Sabia-se é que, de alguma forma despreocupadamente, tanto quanto era possível..., as quatro Companhias dos Cavaleiros do Norte se organizavam para proporcionar lazer que afortunasse os tempos que por lá se viviam. Havia o futebol, também as sessões de cinema, e passou-se à «dinamização de passeios de fim de semana para alguns dos militares», nomeadamente às famosas Quedas do Duque de Bragança.
As imagens que hoje publicamos, e sem data, referem-se a alguns desses passeios turísticos dos Cavaleiros do Norte, feitos não em luxuosos autocarros e outras mordomias...), mas nas duras Berliets de transporte militar (que davam para todo os serviços e mais alguns...) - que se transformaram, assim, de meio transporte para zonas de guerra, de teatro operacional, para este pacífico e apetitoso serviço de lazer.
Bem bom!
Sem comentários:
Enviar um comentário