CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 6 de setembro de 2025

- Há 50 anos: A antevéspera do regresso da CCS a Portugal!


O capitão Domigues e o  furriel Viegas, com os irmãos
Albano e José Bernardino Resende, com a esposa
Fátima e as filhas deste casal

Sábado, dia 6 de Setembro de 1975, de há 50 anos!
Os Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 estão a dois dias da operação aérea de regresso a Portugal e, cada qual por seus meios, fizeram as despedidas de quem lhes era mais próximo lá pela capital de Angola: familiares, amigos e conterrâneos que viviam por Luanda e bairros periféricos.
O blogger, à boleia do conterrâneo Albano Resende, percorreu a cidade de Luanda de lés a lés, para abraços de despedida e conforto para quem por lá iam ficar, alguns com as famílias: os irmãos Resende (José Bernardino, esposa Fátima e filhas, Manuel Maria e Albano), Cândida (marido e filho), Zé Martinho (esposa Emília e filhos), Neca Reis (o Taipeiro, esposa e filha) Mário e Benedita (e filha Fernanda, genro e netos), Clemente (esposa e filha). 
O drama do dia era o de, de Nova Lisboa e da Gabela, não chegarem notícias dos irmãos Cecília (marido Rafael e filhos Idalina, Fátima, Saudade e Valter e mãe Isolina, minha madrinha de baptismo) e Mário Neves (esposa e 4 filhos), nem do Anacleto Cunha e família.
O chegar do dia da nossa partida apertava-nos a alma.
Percorremos o aeroporto, onde se concentravam milhares de civis à espera de «boleia» para Lisboa, nas não achámos ninguém dos «nossos». 
Prometeu o Albano que, nos dias seguintes, continuaria a passar por lá e fomos à Emissora Oficial e Angola, para saber de algum recado das nossas mensagens para saber dessa gente. Nada soubemos, até ao dia da partida!
Há 50 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário