CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Os 50 anos do regresso dos «Zalalas» foram comemorados em Fátima!

Os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala. A 6 de Setembro de 2025
e assinalando, 32 deles, os 50 anos do regresso a Portugal  (legenda abaixo)

Os símbolos da 1ª. CCAV. 8423 - a de Zalala
O 10º. encontro


Os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, regressaram a Portugal a 9 de Setembro de 1975.
Há precisamente 50 anos! Hoje se passam e se lembram na memória colectiva dos Cavaleiros do Norte !!!
O histórico dia foi recordado e festejado no passado sábado, dia 6 de Setembro de 2025, no encontro da Quinta do Casalinho Farto, nos arredores de Fátima - onde «formaram» 31 mancebos, já todos na casa dos 73 anos, mas confraternizando em ambiente e espírito bem jovens.
«Todo falaram com todos, todos partilharam os nossos tempos da missão que nos levou a Angola», comentou João Dias, que por terras uíjanas foi furriel de Transmissões e, de há anos a esta parte (bastantes...), tem sido o mordomo do evento.
A 1ª. CCAV. 8423 foi comandada pelo capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias (este ano ausente, por motivo de doença da mulher) e também jornadeou por Vista Alege / Ponte do Dange, pelo Songo e, finalmente, pela cidade de Carmona.
A 3 de Agosto de 1975, voou do aeroporto desta cidade para o de Luanda - tal como a CCS, ambas as companhias se aquartelando no Campo Militar do Grafanil. 
Os combatentes de Zalala até à manhã de 9 de Setembro, quando o avião Boeing 707 dos Transportes Aéreos Militares (TAM) levantou asas, sobrevoou África e aterrou em Lisboa. Com «hospedeiras de chicote», como, com ironia, lembra o furriel João Dias.
O bolo dos 50 anos do regresso da 1º. CAV. 8423 a
Portugal a 9 de Setembro de 1975. Há 50 anos!

Viajar de todo
o Portugal !

Os 31 Cavaleiros do Norte viajaram de todo o Portugal, do norte do Pinto, o Queirós, o Mota Viana e o Agra, entre outros, ao Alentejo do Aldeagas e do Louro, tambem de ouros. Já custa um bocadinho, pelo peso da idade..., mas «foi um ai que se passou» até chegarem ao encontro de Fátima.
Não esteve o capitão Davide Castro Dias e os oficiais, foram representados pelo alferes miliciano Pedro Rosa. Doente, não pôde estar Lains dos Santos, Mário Jorge de Sousa já faleceu e de Carlos João Sampaio não se sabe. 
O «pelotão» de furriéis foi um bocadinho maior: João Custódio Dias (o organizador), João Matias Mota Aldeagas (que vai organizar em 2026, lá por Estremoz), Fernando Manuel Mota Viana, Plácido Jorge de Oliveira Guimarães Queiroz, Manuel Moreira Pinto e José dos Santos Louro. Na última da hora, faltaram à «formação» o Victor Manuel da Conceição Gregório Celez e o Victor Manuel Moreira da Costa - «retidos» em Lisboa, com problemas de transporte.
As Amazonas da 1ª. CCAV. 8423

Amazonas na festa
e 2026 em Estremoz!

O encontro dos «zalalas» que festejou os 50 anos do regresso a Portugal teve participação activa de uma dezena de Amazonas - as «mais que tudo» 10 dos combatentes que há 50 anos participaram no processo de desclonização e independência de Angola.
Quanto a estes, a imagem principal de hoje (acima) lembra, na fila de trás, José Romão, Horácio Carneiro, João Pereira, 1º. cabo Jorge Silva, António Lago, furriel Plácido Queirós, Celestino Fernandes, João Leirinha, António Lucas e 1º.  cabo José Martins. Depois, Jaime Fernandes, 1º. Ângelo Lourenço, Fernando Santos, Rogério Raposo, José Aires, 1ºs. cabos Hélio Cunha e António Couchinho, Manuel Barroso, António Agra, furriéis João Dias, João Aldeagas, José Louro e Manuel Pinto.
De cócoras, Manuel Maia, Rogério Manteigas, Manuel Vargas (que veio dos Açores), alferes Pedro Rosa, Casimiro Martins, furriel Mota Viana e 1ºs. cabos Carlos Carvalho e Viegas Ferreira.
O encontro de 2026 será em Estremoz, com mordomia do furriel João Aldeagas, que entusiasmado recebeu a missão de abraços abertos. 
Abraços para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário