Avenida do Quitexe, no sentido da estrada de Camabatela (em frente). À esquerda, o
edifício do Comando. Em baixo, foto de Dezembro de 2012, de Carlos Ferreira). A mesma
avenida, mais ao fundo, para o lado do cemitério e Camabatela.
A casa da esquerda poderá ser a que era do sr. Guedes
A casa da esquerda poderá ser a que era do sr. Guedes
A 28 de Novembro de 1974, a UNITA foi reconhecida pela OUA, o que ouro sobre o verde da esperança portuguesa em formar um governo de provisório em Angola. A UNITA, de Jonas Savimbi, era assim , «desostracizada pelos Estados africanos» e Lisboa poderia, como era seu desejo, formar um governo com representantes dos três partidos: a dita UNITA, o MPLA e a FNLA. Foi isto há precisamente 40 anos!
Ao mesmo tempo, no Quitexe, preparava-se a segunda reunião novembrina da Comissão Local de Contra-Subversão (seria no dia 29; a primeira, fôra no dia 13) e continuava «o arranjo da estrada para Camabatela». Os trabalhos, recordemos, era feitos por equipas da Junta Autónoma de Estradas de Angola (JAEA), sob escolta dos Cavaleiros do Norte, Por lá andou, algumas vezes, o /(meu) PELREC.
A 25, a 1ª. CCAV. 8423 «completou os seus movimentos» de Zalala para Vista Alegre e Ponte do Dange. Nesta data, respigo do Livro da Unidade, «assumiu a responsabilidade da sua nova ZA, ficando deste modo abandonada a Fazenda Zalala». A 8, lembremos, fora a vez da CCAÇ. 209 ter saído da Fazenda Liberato, ficando esta «também sem guarnição militar».
- OUA. Organização de Unidade Africana.
- ZA. Zona de Acção.
Sem comentários:
Enviar um comentário