Militares metropolitanos da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, com alguns elementos do Grupo de Mesclagem oriundo do RI 20, em Luanda. Será que alguém conhece alguém? |
O capitão José Paulo Falcão, comandante interino do Batalhão de Cavalaria 8423 (o BCAV. 8423), esteve no Comando do Sector do Uíge (CSU), em Carmona e a 2 de Dezembro de 1974, para mais uma reunião de «estreitamento de contactos entre comandos», que, na altura e segundo o Livro de Unidade, era «mais necessária do que nunca, dada a constante evolução dos acontecimentos».
Os furriéis Mário Matos, à esquerda, e João Brejo, ladeando o 1º. cabo José António Pampim. Todos eles da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa |
O BCAV. 8423 partira de Lisboa a 29 de Maio sem 2º. comandante, pois o indigitado - o major de Cavalaria José Luís Jordão Ornelas Monteiro - tinha sido «desviado» nas vésperas do embarque para o Comando-Chefe das Forças Armadas da Guiné e ainda não fora substituído. Só seria em Março de 1975, pelo capitão José Diogo da Mota e Silva Themudo, também da Arma de Cavalaria.
A reunião de comandos de Carmona foi a primeira desse mês de Dezembro de há 42 anos. Seria repetida nos dias 4, 7 e 9, sempre envolvendo as várias unidades do CSU.
Ameaças de bombas em aviões
para Angola e Moçambique
Era de Lisboa que chegava a notícia da «falsa ameaça de bombas em aviões da TAP», um em voo para Luanda, outro para Lourenço Marques (Moçambique).
A aeronave para a capital angolana tinha sido fretada aos Transportes Aéreos Angolanos (TAAG), um Jumbo, e, dado o alerta para os dois voos do meio da tarde da véspera (domingo), foram desviados para Las Palmas. Porém, nem um nem o outro aparelho tinham quaisquer explosivos a bordo.
O de Luanda saiu do aeroporto espanhol às 12,30 (hora de Lisboa) de 2 de Dezembro de 1974, com 150 passageiros. O de Lourenço Marques, às 16 horas locais (17 em Lisboa). As ameaças de explosão a bordo tinham chegado ao aeroporto de Lisboa, através de telefonemas anónimos e quando os aviões «levavam já mais de hora e meia de voo».
O que se dirigia para Luanda foi o primeiro a aterrar em Las Palmas e «os passageiros abandonaram serenamente o aparelho e aguardaram novas notícias na aerogare», onde logo depois se juntaram os do voo para Lourenço Marques. Os aviões foram rebocados para o extremo da pista, onde «brigadas de especialistas da Força Aérea Espanhola revistaram completamente a fuselagem, os motores, a cabine e a bagagem». Seguiram viagem, depois e sem quaisquer problemas.
Aldeia Viçosa em 2012 |
Grupo de Mesclagem
de Aldeia Viçosa
A 2ª. CCAV. 8423 tinha 36 militares da incorporação local (angolana), todos oriundos do Regimento de Infantaria 20 (RI 20), em Luanda. Os dos chamados Grupos de Mesclagem.
Há 42 anos, como ontem aqui dissemos, estavam em processo de licença registada, a forma técnica de se dizer que eram dispensados e passavam à vida civil. Ou outra.
Os licenciados foram Filipe Costa, Caetano Silva, Mendes Quiala, José Vieira, Domingos Sobrinho e Leonel Duarte (todos com aptidão para 1ºs. cabos), João Mendes, Francisco Tomé, Domingos Manuel, Justino Romão, Rafael António e José Oliveira, João Mussoqui, Jorge Sobrinho e António Rodrigues, Artur Vieira, José Neto, Domingos Vaz e Cipriano Costa, Adelino Domingos, Mateus Manhanga, Domingos Cacongo e Adelino Neto, Paulo Santos, Fernando Águas, António Amaro e José Bravo, Leonel Duarte, Cardoso Carlos, Ventura Manuel, Francisco Bartolomeu, Manuel Panzo, António Mesquita, José Bernardo e Isaac Viegas, Manuel António e Manuel Gabriel.
Filipe Costa e Leonel Duarte foram promovidos a 1º. cabo, conforme a Ordem de Serviço nº. 150.
José Manuel Lains dos Santos, al- feres de Zalala, faz hoje 65 anos! |
Alferes Lains Santos
festeja 65 anos
José Manuel Lains dos Santos foi alferes miliciano da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, onde a 2 de Dezembro de 1974, festejou os seus juvenis 23 anos.
Atirador de Cavalaria, formado na respectiva Escola Prática, em Santarém, comandava um dos grupos de combate da companhia e, regressado a Portugal e a Almeirim (onde então residia), tornou-se empresário agrícola e foi presidente da Junta de Freguesia de Cadafais, agora União de Freguesias de Carregado e Cadafais.
Actualmente, mora em Refugidos, município de Alenquer, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário