CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

3 618 - A morte de 2 Cavaleiros e a apresentação de 12 no RC4

Avenida do Quitexe, ou Rua de Baixo. À direita, a entrada da parada do BCAV. 8423 e o edifício do
Comando, com bandeira hasteada. Mais à frente, a secretaria da CCS, casa dos furriéis e messe de
 oficiais. Ao fundo, à direita da viatura estacionada, a messe e bar de sargentos. À esquerda, entre o
 segundo e o terceiro postes de iluminação pública, o bar dos praças (frente à messe de oficiais)

Carlos Alberto da Costa Santos, o Plateias, da 1ª. CCAV.
 8423, à direita e de pé. Faleceu a 22 de Dezembro
de 2015, em Pisões, Alcobaça. Tinha 63 anos!


A 22 de Dezembro de 1974, o Quitexe continuava na tranquilidade dos deuses. A guarnição cumpria as tarefas de ordem e esperava-se a chegada do comandante Almeida e Brito - de férias em Portugal e expectada para a véspera da noite de Natal.
O mês de há 42 anos foi tempo de chegada do furriel miliciano João Correia Marques Rito, atirador de Cavalaria, à 1ª. CCAV. 8423, já aquartelada em Vista Alegre e com destacamento em Ponte do Dange. Rodava da 1ª. Companhia do Batalhão de Caçadores 4617, formado em Évora e, em terras angolanas, aquartelada em Casage, na zona leste do território.
Trabalhou na área da extracção de resinas mas, infelizmente, e supostamente vítima de um acidente de viação automóvel, foi encontrado morto na estrada para Albergaria dos Doze. Em data indeterminada, de há sensivelmente 4 anos. Hoje o recordamos com saudade!
O dia 22 de Dezembro mas de 2015, há precisamente um ano, é outra data lutuosa dos Cavaleiros do Norte. Faleceu Carlos Alberto da Costa Santos, o Plateias, que foi soldado Atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Natural de Pisões, em Alcobaça, nasceu a 12 de Dezembro de 1952 e ali cresceu e fez vida. Aqui deixamos o nosso registo de saudade!
Ordem de Serviço com a apresentação de 9 futuros
 alferes milicianos dos Cavaleiros do Norte, seis atira-
dores e três de Operações Especiais (Rangers), 

para as 3 companhias operacionais do BCAV. 8423


Apresentações de alferes
e furriéis milicianos

O dia 23 de Dezembro de 1973 foi um domingo e dia «farto» em apresentações de futuros quadros do BCAV. 8423 - entre alferes e furriéis milicianos.
Oficiais, foram 9, para as três companhias operacionais. Todos se apresentaram às 10,30 horas, 6 deles oriundos da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, dois para cada companhia operacional e todos atiradores desta arma:
Ordem de Serviço com a apresentação de 3 futuros
furriéis milicianos dos Cavaleiros do Norte
- 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: Pedro Marques da Silva Rosa, do Bombarral, e Carlos Jorge da Costa Sampaio, da 5 de Outubro, em Lisboa.
- 2ª. CCAV . 8423, a de Aldeia Viçosa: João Carlos Lopes Periquito, de Santarém, e Jorge Manuel de Jesus Capela, da Fernão de Magalhães, em Lisboa.
- 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel: Mário Jorge de Barros Simões, de S. João Baptista, em Tomar, e Carlos Almeida Silva, do Beco, em Ferreira do Zêzere.
O Centro de Tiro da Serra da Carregueira «forneceu» três então aspirantes a oficiais milicianos de Operações Especiais (Rangers).
- 1ª. CCAV. 8423: Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa, de S. José, em Lisboa.
- 2ª. CCAV. 8423: João Francisco Pereira Machado, de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa, e agora morador na Amadora.
- 3ª. CCAV. 8423: Augusto Rodrigues, de Vouzela mas residente em S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa.
Quanto a furriéis milicianos, às 10 horas desse mesmo domingo e também oriundos da Escola Prática de Cavalaria, apresentaram-se:
- 1ª. CCAV: 8423: Américo Joaquim da Silva Rodrigues, de Vale de S. Cosme, em Vila Nova de Famalicão.
- 3ª. CCAV. 8423: José Adelino Borges Querido, de Benfica, em Lisboa, e António Pires Flora, de Alcains e residente no Lumiar, em Lisboa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário