Cruz e Viegas, dois furriéis milicianos na avenida do Quitexe. Atrás e à direita, a cantina/bar dos praças e a cobertura das aulas regimentais |
Alferes milicianos António Manuel Garcia e José Alber- to Almeida. Atrás, os 1ºs. sargentos João Barata e Joa- quim do Aires. Gente da CCS dos Cavaleiros do Norte |
Agostinho Neto e Jonas Savimbi |
Savimbi no Luso e
d´acordo com MPLA
O dia, no aeroporto do Luso, foi o da chegada de Jonas Savimbi a Angola, vindo de Lusaka - onde estivera a negociar com o MPLA e a FNLA, também com representantes do Governo Português, numa delegação chefiada pelo tenente-coronel Passos Ramos.
«Milhares de pessoas ovacionaram ontem o dr. Jonas Savimbi, no aeroporto do Luso, no seu regresso de Lusaka, términus de uma digressão por várias capitais africanas, onde se avistou com líderes políticos desses países e com Holden Roberto e o dr. Agostinho Neto», relatava o Diário de Lisboa de 16 de Dezembro de 1974.
Jonas Savimbi, no Luso, «presidiu a um comício dos militantes do seu movimento» e, entre outras «afirmações de relevo», sublinhou que «o esquema de Governo de Transição apresentado pelo Ministro Almeida Santos na Assembleia Geral da INU, foi categoricamente recuado pela UNITA, pela FNLA e pelo MPLA».
«Só aceitaremos participar num Governo em que sejamos responsáveis», disse Jonas Savimbi, frisando igualmente acreditar que o de Transição «seja formado ainda este ano». Não foi, como se sabe.
Sem comentários:
Enviar um comentário