CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 25 de julho de 2022

5 874 - Uma Angola do Norte, com capital em Carmona? «A nossa capital é Luanda», sublinhou Daniel Chipenda!


Carmona, nos tempos portugueses (foto da net) e da passagem dos Cavaleiros
do Norte do BCAV-. 8423, de Março a Agosto de 1975. Há 47 anos!

Notícia da conquista do Caxito no
«Diário de Lisboa» de 25/07/1975


As relações da FNLA com as NT, relativamente a 25 de Julho de 1975 e em particular com os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, referem que «desanuviado ligeiramente o ambiente, conseguiu realizar-se, em 25 de Julho, a desejada coluna a Salazar»
É o que se lê no livro «História da Unidade», mas a coluna foi até Luanda, pelo Dondo. Não se passava no Caxito.
Aqui, a escassos 50 quilómetros da capital,  verificou-se, na tarde da véspera, a sua reconquista, pelas forças da FNLA. A vila, que era (e é) um importante nó rodoviário angolano, estava ocupada pelo MPLA desde 28 de Maio e as forças de Holden Roberto, entraram com carros blindados: dois estacionados no centro e quatro à vista.  
A ocupação, segundo o Diário de Lisboa de 25 de Julho, «não significa, de maneira alguma, uma vitória militar decisiva» mas, sublinhava o jornal, «tem grande importância estratégia e moral para a FNLA, pois se trata da primeira vitória militar significativa, desde os incidentes do princípio do mês em Luanda».
Daniel Chipenda, em Carmona (afinal, continuava na capital do Uíge) e em declarações à AFP, afirmava que o ELNA «tinha recomeçado o avanço para a capital angolana, com o intuito não de negociar, mas de conquistar o poder».
«As nossas forças marcham sobre Luanda e esperamos que a sua entrada na capital se faça nos próximos dias», afirmou o secretário-geral adjunto da FNLA, afirmando-se «sem medo de «uma intervenção da aviação portuguesa» e reafirmando a presença de Holden Roberto «em território nacional angolano».
«Vamos para Luanda não para negociar, mas para dirigir», reafirmou Daniel Chipenda, que, a pergunta do jornalista da AFP, rejeitou a ideia de a FNLA criar uma Angola do Norte - por ser o norte a principal área de influência do movimento.
«Não queremos balcanizar o nosso país. A nossa capital não é Carmona nem S. Salvador. É Luanda!», disse Daniel Chipenda.
A Fazenda Chandragoa, que Almeida
e Brito visitou há 48 anos !

Cavaleiros do Norte em
várias fazendas do Uíge!

Um ano antes, o BCAV. 8423, com comando instalado no Quitexe, celebrou o Dia do Exército, com «cerimónias simples».
O comandante Almeida e Brito, nesse mesmo dia de há 48 anos, visitou várias fazendas da ZA dos Cavaleiros do Norte: Guerra, Chandragoa (foto ao lado), Buzinaria e Isabel Maria.
A coluna incluía as autoridades administrativas e eclesiásticas do Quitexe e a escolta foi assegurada pelo PELREC, comandado pelo alferes miliciano António Garcia.
A altura era de «garantir a segurança das populações», estando as «acções contra bandos armados que possam ainda ser hostis limitadas a defesa própria e a preservar a vida e os bens dos habitantes pacíficos», como proclamou a Junta Governativa, no entanto frisando que «devendo, nesse caso, serem usadas, se necessárias, as maiores determinação e firmeza».
Manuel Lopes

Lopes de Aldeia Viçosa,
70 anos em Alcanede !

O soldado Manuel Fernando de Jesus Lopes, combatente da 2ª. CCAV. 8423 do BCAV. 8423, festeja 70 anos a 25 de Julho de 2022. Precisamente hoje.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, morava ao tempo da Jornada africana do Uíge angolano (e ainda actualmente reside) na Aldeia de Além, freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém. Foi lá regressou a 10 de Setembro de 1975, depois de cumprir a sua (e nossa) comissão militar, que também passou pela cidade  de Carmona.
Hoje aqui estamos a felicitá-lo e a desejar que a data se repita feliz, por muitos e bons anos! Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário