CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

1 415 - Os 71 anos do Coronel Themudo

O capitão Themudo (à direita), na varanda do edifício 
do comando do BC12, com o alferes João Machado, 
da 2ª. CCAV., a de Aldeia Viçosa (à esquerda) e o capitão José Paulo Falcão

O 2º. comandante dos Cavaleiros do Norte completou 71 anos a 17 de Setembro deste 2012 que corre: o coronel Themudo. De boa saúde e pela Lisboa, a capital do ex-império.
O então capitão de cavalaria José Diogo da Mota e Silva Themudo chegou a Carmona em Março de 1975, substituindo o major José Luís J. Ornelas Monteiro - que se apresentara em Santa Margarida, a 4 de Fevereiro de 1974, mas que, nas vésperas do embarque da CCS para Luanda (a 29 de Maio), foi requisitado pelo MFA, «por motivos imperiosos de serviço» e por cá ficou.
O batalhão esteve «órfão» de 2º. comandante até que, contou-nos ele (o coronel Themudo) em Abril de 2010, por «um feliz ou infeliz acaso», foi num dia de Março de 1975 ao aeroporto de Luanda, despedir-se de um camarada de armas, e encontrou o então tenente-coronel Almeida e Brito, que o convidou para 2º. comandante do Batalhão de Cavalaria 8423.
José Diogo Themudo, que então se sentia já «farto de nada fazer» em Luanda, resolveu aceitar o convite, «apesar das funções serem de major e eu ainda ser capitão».
Sem demora, estava em Carmona e no Batalhão de Cavalaria 8423, e deixavam os Cavaleiros do Norte de estar órfãos do 2º. Comandante. A
 24 de Março de 1975, assumiu o comando interino, dado o tenente-coronel Almeida e Brito ter sido deslocado para o comando da ZMN.
Foi louvado, no final da comissão, pelas «elevadas qualidades militares demonstradas no desempenho das funções de 2º. comandante», dando, neste magistério,  «provas da sua já comprovada competência profissional».
O louvor exalta a sua «completa serenidade» durante «o grave conflito armado entre movimentos de libertação», quando, frisa, «soube obter o melhor rendimento do escasso pessoal de que dispunha e, ao mesmo tempo, assegurar a segurança a elevado número de refugiados que solicitaram a protecção das NT».
Ponderação, coragem espírito de missão e de sacrifício são virtudes sublinhadas no louvor proposto pelo comandante Almeida e Brito e atribuído pelo Comando Territorial de Carmona.
As nossas continências, coronel Themudo, pelos 71 anos que festeja! Hoje falei com ele e está em grande forma!

3 comentários:

  1. Parabéns.
    Não conheci muito bem a dita pessoa mas de qualquer modo,cá vai um abraço
    ManPinto

    ResponderEliminar
  2. Parabéns.
    Não conheci muito bem a dita pessoa mas de qualquer modo,cá vai um abraço
    ManPinto

    ResponderEliminar
  3. Parabéns e um abraço!
    Carlos Silva

    ResponderEliminar