CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 22 de setembro de 2012

1 418 - A consciência do dever cumprido...

Parada do Quitexe e secretaria do comando (à esquerda), na esquina 
com a avenida. Ao cima da rua, junto às palmeiras, a administração civil. Almeida e Brito (em baixo)




O Livro da Unidade, referindo-se ao mês de Setembro de 1975, faz um exame de comissão e, frisando «não querer fazer doutrina sobre factos passados, mas ainda bem presentes», dá conta que «bastará sentir-se que se parte com a consciência de haver cumprido o dever que nos solicitaram e que nem sempre foi fácil de cumprir».
«Essa certeza existe?», interrogava-se o comandante Almeida e Brito, ele mesmo respondendo: «Julga-se que sim».
«Se foi bom ou o mau o tempo passado; se valeu ou não vale a pena estar separado da família; se a vinda a Angola deu, ou não, um panorama do que era Portugal; se contraíram, ou não, novos amigos; se os momentos menos agradáveis foram vencidos por momentos de euforia; se encontraram, ou não, no nosso BCAV. 8423, uma nova escola de aprendizagem», tudo isso, para Almeida e Brito, eram questões que ficavam para o nosso exame de consciência.
«Assim se pretendeu e todos nós quisemos que o BCAV. fosse um todo; todos nós desejamos que de nós falassem, sem ser por orgulho ou vaidade, mas pela certeza da compreensão do nosso trabalho; todos nós fizemos por honrar o lema da nossa unidade mobilizadora e todos nós praticámos o nosso querer e saber querer», escreveu o comandante
E o que podemos dizer nós, hoje? Quem lê este blogue sabe bem o que  vale, 37 anos depois, tantos de nós termos os Cavaleiros do Norte dentro da alma.
- ALMEIDA E BRITO. Carlos José Saraiva de Lima 
Almeida e Brito, tenente coronel e comandante do
 BCAV. 8423, Faleceu a 20 de Junho de 2003, 
vítima de doença súbita. Atingiu a patente de general.

Sem comentários:

Enviar um comentário