O tenente Luz, ladeado pelos alferes Ribeiro e Garcia (à esquerda) e tenente Mora, na avenida do Quitexe. Atrás, o edifício do comando do BCAV. 8423, vendo-se a bandeira portuguesa hasteada
A 8 de Fevereiro de 1975, um grupo de Cavaleiros do Norte assistiu, em Carmona a «um espectáculo de soldados e para soldados», na ZNM. «Causou impacto positivo no estado psicológico das tropas», nota o Livro de Unidade.
Não tenho grande memória deste espectáculo, porventura por estar de serviço no Quitexe, ou porque não entrasse (não entrei) no grupo de «eleitos». Fosse lá pelo que fosse. Em Carmona, no pavilhão do FC do Uíge, recordo-me de um espectáculo, participado por militares - sendo o capitão José Paulo Fernandes um deles, a tocar viola (ou guitarra). Mas isso foi, seguramente, depois de 2 de Março, pois os Cavaleiros do Norte já estavam aquartelados mo BC12, idos para Carmona precisamente nesse dia.
A Carmona, por estes dias de 1975, chegaram notícias de uma condecoração ao Tenente Luz, com a Medalha Comemorativa das Campanhas do Exército Português, com a legenda «Angola 1963-64-65». Foi publicada na Ordem de Serviço nº. 45..
- LUZ. Acácio Carreira da Luz, tenente do SGE e chefe da
secretaria do Comando do BCAV. 8423. Aposentado, com a
patente de capitão, faz 85 anos a 28 de Março e mora na Marinha Grande.
- MORA. João Eloy Borges da Cunha e Mora, tenente e adjunto do
Comandante da CCS. Faleceu a 21 de Abril de 1993, com 67 anos.
- GARCIA. António Manuel Garcia, alferes miliciano de Operações
Especiais (Rangers). Faleceu a 2 de Novembro de 1979, em acidente de
viação, ao serviço da Polícia Judiciária.
- RIBEIRO. Jaime Rodrigues Picão Ribeiro, alferes miliciano sapador.
Professor aposentado, mora no Tramagal.
Sem comentários:
Enviar um comentário