CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

3 263 - Patrulhamentos no Uíge angolano e conversações em Lisboa


Oficiais dos Cavaleiros do Norte no Quitexe, já 41 anos: os alferes milicianos 
António Garcia(falecido a 2 de Novembro de 1979) e JaimeRibeiro, o capitão  
miliciano médico Manuel Leal e o tenente SGE Acácio Luz. 
Todos eles gente do alto!


Notícia do Diário de Lisboa sobre o
convite do Governo Português para
uma reunião em Lisboa, sobre o problema
de Angola



O Governo Português, a 25 de Setembro de 1974, convidou «várias entidades angolanas para se deslocarem a Lisboa», mas fora da lista ficaram o Movimento Democrático de Angola e a Frente Socialista de Angola, que, faz hoje 41 anos, «convocaram ontem à  noite uma reunião dos respectivos directórios para manifestarem a sua estranheza». Pouco lhes adiantou.
O escritor Domingos Van-Dunem e o presidente da Liga Nacional Africana também foram convidados, assim como os jornalistas João Fernandes (director do semanário Notícia) e Ruy Correia de Freitas (director do jornal A Província de Angola). O convite era da Secretaria de Estado da Comunicação Social, por ordens da Presidência da República - ao tempo, o general António de Spínola.
E pelo Quitexe? E por Zalala, por Aldeia Viçosa e Santa Isabel, terras dos Cavaleiros do Norte no chão uíjano de Angola?!!! Como iam as coisas?
O comandante Almeida e Brito, nesse mesmo da 25 de Setembro de 1974, esteve reunido no Comando do Sector do Uíge, em Carmona (tal qual nos dias 21, 23 e 27), para «contactos necessários ao bom andamento dos trabalhos militares» e, como sublinha o o Livro da Unidade, «sempre acompanhado por oficiais do CCS».
Por mim, estava no tempo do adeus a Luanda e à boa vida das férias angolanas e até, valha a verdade, já com saudades do nosso íntimo Quitexe - onde continuavam «os patrulhamentos nos pontos críticos», nos centros urbanos (e quem fala do Quitexe, em termos de Cavaleiros do Norte, fala em Aldeia Viçosa e Vista Alegre).
Lá chegaria e já não faltava assim tanto tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário