CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

3 267 - Cavaleiros de Aldeia Viçosa em Salvaterra de Magos (3)


José Maria Beato, à esquerda, dando conta dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa
que, de momento, atravessam algumas dificuldades e não puderam estar em
Salvaterra de Magos. A imagem apresenta, também, (o capitão miliciano) José
Manuel Cruz (de preto) e o alferes miliciano) João Machado

António Artur Guedes e António Carlos
Letras (da 2ª. CCAV. 8423.  a de Aldeia Viçosa)
e Viegas (da CCS, do Quitexe): três ex-furrièis
milicianos dos Cavaleiros do Norte no encontro de
 Salvaterra de Matos
Os Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, em Salvaterra de Magos, ouviram a mensagem de José Maria Beato, sobre os companheiros que, por uma ou outra limitações, não puderam estar. Por exemplo, o Aniano Mesquita Tomás, atirador de cavalaria, da Mealhada e a quem, recentemente, faleceu um dos três filhos - vítima de uma explosão, no local de trabalho. Imagine-se a sua dor!!! 
E a dor do João Jerónimo Rito, de Castelo Branco e por Aldeia Viçosa igualmente atirador de cavalaria, que também este ano viu partir um filho, de 37 anos - vítima de acidente. Ele próprio não trabalha desde 15 de Abril, devido a um outro acidente - de que teve de ser operado, estando com cinta elástica e em fase de recuperação.
O capitão José Manuel Cruz esmerou-se
na fatiadela do bolo da festa. À esquerda,
reconhecem-se (os furriéis) António Carlos
Letras (a beber café) e Amorim António
Martins (indicado pela seta)
Outros cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa com problemas são o José dos Santos Barbosa, de Gondomar e condutor, em Julho operado ao coração e agora em fase de recuperação. O 1º. cabo atirador Luís Filipe Pereira Alves, da Covilhã e com problemas de controle de diabetes. Também 1º. cabo atirador de cavalaria, o Mário Novais de Carvalho Araújo, de Santo Tirso, que teve um transplante de fígado e está em fase de observação e vigia constante. E o soldado clarim Alexandre dos Santos Oliveira, de Olival (Gaia), que luta com um cancro no sangue e passa os seus dias entre a casa e o hospital, desde Julho deste ano.
Gente maior, que não foi esquecida em Salvaterra de Magos.
Mais atrás no tempo, a 7 de Setembro de 1974, registaram-se problemas na CCAÇ. 209/RI 21, a do Liberato, na «sequência de outros incidentes internos», a que se seguiram «graves problemas disciplinares, os quais passaram ao controlo do Comando do Sector do Uíge».
A situação evoluiria, dias depois (e em data incerta), para a revolta que levou os amotinados a avançar para Carmona, tendo sido «esperados» pelo PELREC numa recta das Estrada do Café, no asfalto e entre o Quitexe e Aldeia Viçosa, antes do corte para Santa Isabel e Liberato. Felizmente, sem confrontos, porque os «liberato's» voltaram para trás.
Ao tempo e, segundo o Livro da Unidade, «dando extensão às actividades psicológicas, junto das populações, continuou o torneio de futebol entre as subunidades e equipas de civis do Quitexe e equipas do Quitexe e Aldeia Viçosa». Foi isto, há 41 anos!
- A Revolta da Companhia do Liberato. 
Ver aqui: 
http://bcavalaria8423.blogspot.pt/2013/09/a-revolta-da-companhia-do-liberato-27.html

Sem comentários:

Enviar um comentário