A vila do Quitexe. Igreja de Santa Maria de Deus, à esquerda, quartel do BCAV. 8423 e vista geral |
Os tempos de há 44 anos e pelas ban-
das do Uíge angolano, entre a guarnição dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, eram de crescente expectativa, parti-
cularmente sobre a constituição do Governo de Transição - cuja posse ia sendo anunciada para o dia 31 de Ja-
neiro de 1975. Faltava uma semana!
As notícias que chegavam de Lisboa, via onda curta da Emissora Nacional (actual RDP), eram difusas me com linguagem de tal modo nova, que muitas vezes não as entendíamos bem. A imprensa escrita de Luanda, por sua vez, era avidamente lida quando chegava ao Quitexe e ia dando conta de avanços e recuos. Sobre o MPLA, falava de «nada de oficial transpirar». Da FNLA chegavam notícias de Vaal Neto, referindo que os membros do seu movimento «ainda não estão designados». E da UNITA «também nada se sabe».
Os Cavaleiros do Norte continuavam a sua missão, nos aquartelamentos do Quitexe (onde estavam a CCS e a 3ª. CCAV. 8423, chegada da Fazenda Santa Isabel), de Aldeia Viçosa ( a 2ª. CCAV. 8423) e Vista Alegre/Ponte do Dange (a 1ª. CCAV. 8423, que para lá rodara de Zalala).
Abel Mourato |
Mourato, furriel de Aldeia Viçosa,
67 anos em Vila Viçosa !
O furriel miliciano Mourato, vagomestre da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 24 de Janeiro de 2019. Hoje! E está de excelente humor e melhor saúde, como há momentos soubemos via telefone.
Abel Maria Ribeiro Mourato foi Cavaleiro do Norte de Aldeia Vi-
çosa, apresentou-se no RC4 a 28 de Fevereiro de 1974 e, por terras de Angola, «vagomestrou» em Aldeia Viçosa e Carmona. Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se em Portalegre, na Rua da Mouraria.
A vida profissional, na administração fiscal, levou-até Vila Viçosa onde, ago-
ra já aposentado, agora reside e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Cas. Martins |
Casimiro de Zalala, 67
anos na Póvoa do Lanhoso !
Casimiro da Silva Martins, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 24 de Janeiro de 2019. Na Póvoa do Lanhoso.
Cavaleiro do Norte de Zalala - e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona - regressou a Portugal no dia 9 de Se-
tembro de 1975, fixando-se em Vilarinho de Baixo, na freguesia de Sernadelo, na Póvoa do Lanhoso. Já reformado, mora agora no Sobradelo de Goma, no mesmo município minhoto. É para lá que vão os nossos parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário