Alferes António Manuel Garcia e soldado Manuel Leal da Silva: «PELREC´s» que a morte também já (nos levou! |
O blogue abre hoje com uma notícia triste: a da morte do Albino Ferreira, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423.
Albino dos Anjos Ferreira foi 1º. cabo atirador de Cavalaria e assumiu, com muito garbo e enorme humildade, sempre disponível e colaborante, sempre bom companheiro, a sua (e nossa) jornada africana do uíjano angolano, onde integrou o inesquecível PELREC - o Pelotão de Reconhecimento (Serviço e Informação).
Os 1º. cabos Joaquim F. Almeida e Jorge Luís Domingues Vicente, dois «PELREC´s» que também já partiram e estão na nossa memória |
A última vez que nos encontrámos foi no encontro de Ferreira do Zêzere, em 2010, no qual compareceu e participou com a alegria de sempre, muito bem apessoado, de fato e gravata a condizer, comungando a alegria de se partilhar com os companheiros da sua e da nossa saudade dos tempos da terra africana.
A morte surpreendeu-o num dia de Abril último (que não conseguimos apurar). Sabemos apenas, e sem pormenores, que foram difíceis os seus últimos anos de vida! De saúde e profissionais!
Recordamo-lo com saudade!
Alferes António Manuel Garcia |
Os lutos do PELREC
Alferes miliciano Garcia
O alferes miliciano António Manuel Garcia foi o primeiro Cavaleiro do Norte do PELREC a deixar-nos em luto e saudade!
Natural de Pombal de Ansiães, concelho de Carrazeda de Ansiães, comandou o PELREC e, transitoriamente, assumiu funções de Oficial de Operações. Foi louvado pelo comando da CCS, por ser «possuidor de boas qualidades morais, humanas e militares».
Agente da Polícia Judiciária e faleceu num acidente de viação, em serviço e a 2 de Novembro de 1979 - quando investigava o chamado «Caso Ferreira Torres». Deixou viúva (Olga) e um filha, Marta Garcia Tracana.
Outros heróis do PELREC e da nossa saudade:
Joaquim Figueiredo Almeida (1º. cabo) |
1º. cabo Almeida
de Penamacor
Joaquim Figueiredo de Almeida, 1º. cabo atirador de Cavalaria e louvado por ser «militar cumpridor e consciente das suas res-
ponsabilidades, não descurando as suas funções operacio-
nais». Exerceu funções de padeiro e encarregado do refeitório dos praças da CCS, no Quitexe e em Carmona.
Natural de Pedrogão de S. Pedro, em Penamacor, lá regressou a 8 de Setembro de 1975. E por lá trabalhou na área da construção civil. Faleceu a 28 de Feve-
reiro de 2009, aos quase 59 anos (que faria a 5 de Dezembro seguinte, nascido em 1950), vítima de doença cancerosa, deixando viúva e dois filhos.
Jorge Luís Domingues Vicente (1º. cabo) |
1º. cabo Vicente
de Alcanena
Jorge Luís Domingues Vicente, 1º. cabo atirador de Cavalaria. Natural de Vila Moreira, em Alcanena, teve várias actividades profissionais ao longo da e faleceu a 21 de Janeiro de 1997, aos 45 anos e vítima de doença cancerosa, deixando viúva e duas filhas (tanto quanto julgamos saber).
Bom companheiro e militar disciplinado e disciplinador, sempre leal aos seus comandantes e colaborante activo do dia-a-dia, sempre muito disponível, foi grande entusiasta dos primeiros encontros da CCS.
Manuel Leal da Silva (soldado) |
Soldado Leal
de Pombal
Manuel Leal da Silva, soldado atirador de Cavalaria, natural e residente em Caxaria, na freguesia do Carriço, em Pombal.
Era o único «pelrec» já casado e pai - no tempo da jornada angolana. De uma menina já nascida e outra que crescia no ventre da mãe (grávida).
Faleceu de doença súbita, a 18 de Junho de 2007, aos 55 anos, e deixou viúva, três filhos e vários netos, que, com genros e nora, apresentou, orgulhoso e feliz, aos Cavaleiros do Norte no encontro de 1996.
João Manuel Pires Messejana (soldado) |
Soldado Messejana
de Lisboa
João Manuel Pires Messejana, soldado atirador de Cavalaria. Era natural do Alentejo (do litoral) e radicou-se em Lisboa (onde terá chegado a ser gente policial), ainda antes de ser incorporado no serviço militar.
Faleceu de doença, a 27 de Novembro de 2009, aos 57 anos e depois de uma vida enlutada de alguns dramas pessoais e de saúde.
Armando D. Gomes (soldado) |
Soldado Gomes
de Torres Vedras
Armando Domingos Gomes foi atirador de Cavalaria e natural de Á-dos-Cunhados, concelho de Torres Vedras.
Integrou o PELREC, sempre colaborando com os comandos directos, e regressou a Á-dos-Cunhados a 8 de Setembro de 1975. Nada mais sabemos dele, para além de que a morte o levou a 3 de Setembro de 1989.
Sem comentários:
Enviar um comentário