Alberto Ferreira, que amanhã faz 65 anos em Almada, 1º. cabo João Pinto, Francisco Madaleno e João Marcos. Quarteto de Cavaleiros do Norte do PELREC, da CCS dos Cavaleiros do Norte, no Quitexe! |
Augusto Hipólito, 1º. cabo que amanhã faz 65 anos (em França), furriel Monteiro e 1º. cabo Joaquim Almeida (fa- lecido a 28/02/2009, de doença e em Penamacor) |
A 22 de Maio de 1975, em Luanda, «uma manifestação gigantesca» decorreu junto ao Cinema Império.
As repartições públicas, comércio e in-
dústria da cidade fecharam «em grande número» e, felizmente, «ao contrário do que se receava, não se registaram reen-
contros nem outros incidentes com a FNLA e as suas forças armadas».
Augusto Hipólito e familiares, em terras de França |
Onde se registaram incidentes, na noite de 20 para 21 de Maio, foi perto do porto do Lobito, entre forças da FNLA e da UNITA. A situação «foi normalizada, tendo o Exército Português desempe-
nhado um papel de moderador». Não se registaram vítimas, mas viatura de ambos os movimentos aparecerem crivadas de balas.
Os Cavaleiros do Norte, em Carmona e no Uíge, prosseguiam a sua missão de apaziguamento de ânimos e garantia de paz (cada vez mais difícil) e da segurança de pessoas e bens.
A este tempo de há 42 anos, lê-se no Livro da Unidade, «foi o período onde, fraca e verdadeiramente, se verificou a viragem das nossas possibilidades de manutenção de uma ordem que se deseja e que se impõe seja conseguida».
Augusto Hipólito na sua horta francesa |
Hipólito em França,
a fazer 65 anos
O Hipólito foi 1º. cabo da CCS dos cavaleiros do Norte do Quitexe. A 23 de Maio de 1975 e já em Carmona comemorou 23 anos.
Augusto de Sousa Hipólito foi 1º. cabo de Reconhecimento e Informação, integrado no PELREC e nele se afirmando como militar garboso e cumpridor, companheiro de «1ª. água». Transmontano de Vinhais, tinha «migrado» para a Azinhaga da Flamenga, na freguesia de Marvila, em Lisboa. Lá regressou a 8 de Setembro de 1975 e, entretanto, emigrou para França. Mora e trabalha em Reims, desde 1978 e na área da construção civil.
Amanhã, dia 23 de Maio de 2017, é lá que festeja 65 anos, junto da família - esposa, filhos e netos. Para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Alberto Ferreira (que amanhã faz 65 anos) e o 1º. cabo Rodolfo Tomás, Cavaleiros do Norte do Quitexe |
Ferreira do PELREC,
65 anos em Almada !
O Alberto dos Santos Ferreira foi solda-
do atirador de Cavalaria do PELREC. Faz 65 anos a 23 de Maio de 2017.
Atirador e não só, pois prestou excelen-
tes serviços como quarteleiro do depó-
sito de géneros, o que lhe valeu louvor do comandante António Oliveira. «Desempenhou as funções com muito acerto, honestidade e maior boa vonta-
de, de forma que nas conferências mensais de armazém, nunca fora notadas quaisquer anomalias, pelo que se torna inteiramente merecedor da confiança nele depositada», sublinha o louvor, publicado na Ordem de Serviço nº. 163.
Regressou à Sobreda da Caparica, em Almada, e lá mora, já aposentado da área da construção civil. Parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário