O capitão José Manuel Cruz, comandante da 2ª. CCAV. 8423, o comandante Almeida e Brito (do BCAV. 8423), os alferes João Machado e Jorge Capela e o furriel José Fernando Melo, de Aldeia Viçosa! |
O furriel miliciano Jesuíno Pinto, o 1º. sargento Fer- nando Norte (já falecidos) e o alferes miliciano Carvalho de Sousa, todos da 2ª. CCAV. 8423 |
A 2ª. CCAV. 8423 rodou de Luanda e do Campo Militar do Grafanil, para Aldeia Viçosa, a 10 de Junho de 1974. Há precisamente 43 anos!
A guarnição era comandada pelo capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz, com os alferes milicianos João Francisco Pereira Machado (de Operações Especiais, os Rangers), João Carlos Lopes Periquito (que não chegou ao fim da comissão), Domingos
Aldeia Viçosa: os furriéis milicianos Carlos Letras, José Manuel Cerqueira, António Artur Guedes e José Gomes em momento de interessada leitura |
Em Fevereiro de 1975, foi «reforçada» com o alferes miliciano Manuel Meneses Alves, atirador rodado de Cabinda. Faleceu a 15 de maio de 2013, em Leiria. Já em Maio de 1975, apresentou-se Fernando António Ramos (também alferes atirador).
Fernando Mendes Pereira Norte era o 1º. sargento responsável pela secretaria e a classe incluía os furriéis milicianos António Carlos Letras (Operações Especiais, os Rangers), António Cruz, Freitas Ferreira (que, por acidente, foi reclassificado e rodado para Luanda, em Novembro de 1974), Mário Matos, João Brejo, José Fernando Melo, Rafael Ramalho, José Manuel Costa, José Gomes e António Artur Guedes (todos atiradores de Cavalaria), António Chitas (armamento pesado), António Rebelo (transmissões), Abel Mourato (vagomestre) e Amorim Martins (mecânico).
Em Agosto de 1974, apresentou-se o atirador Jesuíno Fernandes Pinto (que faleceu a 3 de Maio de 2017). Em Novembro de 1974, apresentou-se Mário J. R. Soares, também atirador. Em Abril de 1975 e já em Carmona, apresentou-se o 2º. sargento Manuel Alcides da Costa Eira, enfermeiro.
O comandante Almeida e Brito, a 10 de Junho de 1975, visitou a 2ª. CCAV. 8423 - precisamente no dia da sua chegada a Aldeia Viçosa.
Agostinho Moreira, da 1ª. CCAV. 8423 - o Bruxo de Rio de Moínhos. Foi assassinado a 21/10/2009 |
Moreira faria 65 anos, mas
foi assassinado há quase 8!
- Atirador José Nunes de Castelo Branco
O atirador de Cavalaria Agostinho Mendes Moreira, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faria hoje 65 anos. Foi barbaramente assassinado a 21 de Outubro de 2009, na sua casa de Rio Moínhos, em Penafiel.
O Moreira universalizou-se como o Bruxo de Moínhos e foi morto aos 57 anos. A imprensa da época - mesmo a chama-
da de referência... - fez farto eco do trágico momento, noti-
ciando que foi encontrado morto e semi-nu, com sinais de ter sido torturado. Terá sido assassinado à pancada e o roubo o móbil do crime: desapareceram 300 000 euros. O assalto foi feito por 5 homens, todos eles seus conhecidos e logo detidos, mas dois deles viriam a ser absolvidos do crime de assassinato.
Era solteiro e hoje, quando faria 65 anos, o recordamos com saudade. RIP!
Hoje, faz 65 anos o também atirador de Cavalaria José Gonçalves Nunes, o Valetas, igualmente da 1ª. CCAV. 8423 - do 4º. Grupo de Combate , o do alferes miliciano José Manuel Lains dos Santos e dos também milicianos furriéis Américo Rodrigues, Jorge Barata (falecido a11 de Outubro de 1997) e José Louro.
Natural de Lendiscais, em Castelo Branco, lá regressou a 9 de Setembro de 1975 e lá reside - actualmemte com alguns problemas de saúde. Para lá seguem os nossos parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário